Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

05/09/2007

Lotado: Esgotam-se as vagas na Necrópole Santa Cruz

Detalhes Notícia

A administradora da Necrópole Santa Cruz, Caetana Jesus da Costa Silva, classificou ontem como esgotadas as vagas naquele espaço para sepultamentos de pessoas cujas famílias não possuam sepulturas perpétuas. Ontem estavam marcados três sepultamentos, atingindo-se a marca de 34.495. “A partir de agora os sepultamentos ocorrerão no novo cemitério, o Jardim da Paz”, afirmou Caetana.

Segundo ela, a Necrópole Santa Cruz não será totalmente inutilizado, já que boa parte das famílias possuem carneiras. “Desta forma, um túmulo pode ser utilizado pela mesma família inúmeras vezes, desde que respeitado o tempo mínimo de permanência entre um falecimento e outro”, afirmou ela. Este prazo, conforme apurado pela Reportagem, é de no mínimo três anos.

Pelo menos por enquanto a administração dos dois cemitérios ficará por conta de Caetana. No futuro os dois locais deverão ter comandos distintos.

O cemitério Jardim da Paz localiza-se na avenida Marginal Winter Alberton, entre os bairros Jardim Pevi e São Francisco.

Os túmulos foram construídos em formato vertical, com três gavetas e carneiras com maior capacidade serão construídas posteriormente. Além de moderno, o novo cemitério obedecerá a diversas normas da qual a Necrópole Santa Cruz até hoje não possui. O nome do novo espaço, bem como a forma da qual deveriam ocorrer os sepultamentos foram escolhidos através de consulta popular. 

O novo cemitério seguirá o formato dos modernos cemitérios brasileiros e foi construído pela Prefeitura Municipal de Penápolis, através da Emurpe (Empresa Municipal de Urbanização de Penápolis). É todo gramado sendo visível apenas as placas de homenagem que terão a mesma padronização.  A capacidade total é de aproximadamente 30 mil sepulturas, podendo ser ampliada com a acomodação das ossadas, liberando espaço para outros sepultamentos. Já a Necrópole Santa Cruz tem como registro o primeiro sepultamento no dia 04 de janeiro de 1915, quando foi sepultado com apenas 21 meses de idade a criança Américo Martins da Costa. O túmulo mais visitado é o de número 3.335, onde está sepultado uma criança do sexo feminino. Este natimorto foi sepultado no dia 25 de novembro de 1927 e constantemente pessoas deixam oferendas no túmulo acreditando em supostas graças alcançadas. Outro tumulto que recebe muita visita é o do médico e ex-prefeito de Penápolis, Ramalho Franco. (SRF)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade