Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

15/01/2013

lixo dos quintais: Operação Bota Fora elimina mais de 240 toneladas

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Máquinas recolhem resíduos depositados pelos moradores durante Operação Bota Fora

A Prefeitura de Penápolis finalizou no mês de dezembro a Operação Bora Fora, realizada em todos as regiões da cidade. Segundo levantamento feito pelo Serviço de Vigilância Epidemiológica, foram eliminadas um total de 244 toneladas de resíduos dos quintais das residências. Esses materiais, provavelmente serviriam como criadouros para os mosquitos transmissores de doenças como dengue e leishmaniose. A Operação Bota Fora, realizada pela Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Obras, foi desenvolvida durante o ano passado, de forma setorizada, atingindo todos os bairros da cidade. Foram eliminados dos quintais materiais inservíveis como latas, garrafas, pneus, móveis velhos, folhas, galhos e madeira acumulada, entre outros detritos, com exceção de entulho de construção. De acordo com o Chefe do Serviço de Vigilância Epidemiológica e Sanitária, o médico veterinário Vlademir Marangoni Filho, o trabalho realizado em toda a cidade foi de grande importância para a saúde pública. "A Operação Bota Fora, como medida de manejo ambiental, somada a outras ações de rotina, é uma atividade de saúde pública preventiva, extremamente importante para controle de doenças endêmicas como a dengue e leishmaniose", explicou Marangoni. Além da eliminação dos resíduos, os funcionários do Serviço de Vigilância Epidemiológica orientaram os moradores para manterem sempre seus quintais limpos e livres de materiais que possam se transformar em criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e também do mosquito palha, transmissor da leishmaniose.

 

Dengue

O chefe de serviço, Vlademir Marangoni explicou que com a chegada do verão que traz muito calor e chuvas, é o período em que mais aumenta os casos de dengue em todo o país e o número de mortes pela doença. "Portanto, a população deve estar sempre alerta para eliminar os criadouros do mosquito da dengue e também da leishmaniose". Ele informou que algumas cidades já encontram-se em epidemia de dengue. "Por isso é de fundamental importância conscientizar a população penapolense que essa doença pode levar a pessoa à morte; e que a única forma de prevenção é a limpeza dos quintais, eliminando os criadouros do mosquito Aedes aegypti", concluiu Marangoni. Secom – PMP

 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade