Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

19/12/2017

Lixão: Moradores reclamam de descarte irregular no Gimenes

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
Pneu, colchão e até um sofá são encontrados abandonados no local de descarte irregular

DA REPORTAGEM

A falta de educação e desrespeito de algumas pessoas da região Residencial Gimenes, em Penápolis tem causado incômodo de moradores próximos ao cruzamento das ruas Antônio Augusto Monteiro com a Raul Nunes Alvarenga, no mesmo bairro. Isso porque uma área próxima se transformou em depósito de lixo e entulhos, causando transtornos com mau cheiro, insetos e moscas.
Diante das reclamações de moradores, a reportagem do DIÁRIO, foi ao local e constatou a irregularidade. O ponto faz divisa do Gimenes com o bairro Marco Guerreiro, que ainda está em fase de construção e que por isso não teve o prolongamento da rua liberado.
O local se transformou em um depósito a céu aberto. Além de lixo doméstico jogado no local, ainda é possível encontrar entulhos de construção, galhos de árvores, até mesmo um colchão e um sofá velhos foram abandonados no local. Uma televisão velha também é vista por ali. 
O cheiro nas proximidades também é bastante forte, principalmente porque ainda existem animais mortos, que  entraram em decomposição. Durante a permanência da reportagem pelo local, moradores afirmaram que é comum ver pessoas se aproveitando da situação e jogando ainda mais lixo no local, principalmente durante a noite, quando o fluxo de pessoas na rua é menor. Eles afirmaram que o problema existe há algum tempo e que, por mais que a prefeitura faça a limpeza do local, sempre acabam jogando mais lixo. Alguns moradores afirmaram ainda que pessoas que se desfazem de entulhos no local, reclamam que, apesar do Ecoponto do Jardim Pevi ficar a cerca de 500 metros de distância, os moradores são obrigados a dar uma grande volta pelo residencial São Francisco, preferindo o descarte do material de forma irregular e causando transtornos para os que moram próximos. 
O problema não é uma exclusividade do local, mas também de outros pontos do bairro onde o fato se repete apesar da sujeira ser encontrada em menor quantidade.
No bairro existem diversas crianças que acabam brincando na rua, sendo expostas a perigos causados pela sujeira. “Muitas vezes, sem a devida supervisão, elas acabam brincando muito próximos do lixo, havendo o risco de serem picadas por algum inseto ou escorpião. Não só as crianças, mas quem mora próximo também fica sujeito a encontrar um escorpião com mais facilidade”, destacou o aposentado Marcos Risato, que mora próximo do local. 

Limpeza
Em nota, a Prefeitura Municipal de Penápolis informou que, somente neste ano, a Prefeitura e o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) efetuaram a limpeza deste local por dezenas de vezes, com a retirada de material orgânico e reciclável. 
O CEA - Centro de Educação Ambiental já realizou diversas ações educativas com todos os moradores, porém o descarte irregular permanece. A prefeitura afirmou também que, mesmo antes do início das obras do Residencial Marco Guerreiro, o descarte irregular já ocorria neste local, ressaltando que “os Ecopontos recebem entulho de pequenos reparos em construções, restos de limpeza de jardins, galhos. A coleta de lixo orgânico é realizada casa a casa, três vezes na semana e a coleta seletiva é realizada semanalmente”, ressaltou a nota.
Vale destacar que a legislação municipal prevê multas em casos de descarte irregular como vem ocorrendo no bairro. Caso o descarte ocorra em um terreno particular e não é possível identificar o autor, o proprietário é notificado e, caso não realize a limpeza em 24 horas, é multado em 30.45 UFP’s. Em caso de flagrante ou denúncia, a notificação é realizada no endereço da pessoa responsável pelo ato. A multa é no mesmo valor.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade