Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

19/02/2009

Livrônibus levará lazer e conhecimento para bairros da periferia

Detalhes Notícia

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Penápolis anunciou para breve o início das atividades do “Livrônibus”, uma biblioteca itinerante que percorrerá semanalmente os bairros de Penápolis, principalmente da região periférica, levando entretenimento, cultura, lazer e conhecimento para toda a família. O projeto é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Biblioteca Municipal “Professor Fausto Ribeiro de Barros”.
De acordo com o secretário municipal de Educação Cledivaldo Donzelli, o ônibus já está totalmente adaptado e transformado em uma biblioteca ambulante. No entanto, a secretaria aguarda a conclusão do processo de licitação que vai contratar uma empresa especializada para desenvolver com as crianças todas as atividades didáticas e recreativas previstas no projeto. Além disso, funcionários da Biblioteca Municipal já estão trabalhando na catalogação, classificação e tombamento de livros que irão compor o acervo bibliográfico do Livrônibus. Esse trabalho é complexo e demorado, pois cada exemplar deve ser registrado de acordo com seu título, autor, público-alvo e localização, o que demanda tempo. Serão mais de 3 mil livros à disposição da comunidade, de conteúdo infantil, infanto-juvenil, adulto e livros de pesquisas escolares. O ônibus que está sendo utilizado para este projeto foi todo reformado pela Secretaria de Educação, ganhando prateleiras e expositores de livros, toldo lateral, mesinhas e cadeiras, almofadas, data-show, computador e ar-condicionado ligado à rede elétrica para melhor acomodar a comunidade. A pintura que caracteriza o veículo ao projeto foi feita pelos ilustradores penapolenses Sami e Bill.

Atividades
A atividade do Livrônibus não se limita apenas ao empréstimo de livros, mas também no monitoramento sobre o uso e conservação deles, orientações de pesquisa e leitura; contação de histórias diárias; rodas de leitura; realização de oficinas artísticas e musicais; apresentação de filmes, desenhos animados, curta metragens, vídeo clips e mini-séries relacionados; desenvolvimento de campanhas educativas em parceria com outras secretarias; elaboração de um diário de bordo, registrando as reflexões, fotos de atividades, impressões e comentários dos participantes. A Secretaria de Educação vai disponibilizar um motorista para levar o Livrônibus até o bairro na parte da manhã e buscá-lo no final da tarde. A coordenação e avaliação do projeto está a cargo de Luzia Ambrozini Augusti, da Secretaria de Educação e Solange Chótolli, da Biblioteca Municipal.

Estação de Leitura
Por ser tratar de um projeto piloto, inicialmente o Livrônibus irá percorrer quatro bairros da cidade, com atividades semanais, para que haja uma seqüência nos trabalhos criando o hábito da leitura. Cada ponto será uma Estação de Leitura, são elas: Estação Sílvia Covas, que funcionará toda segunda-feira; Estação Tóquio, com atividades de terça-feira; Estação Pevi, toda quarta-feira e Estação Santa Terezinha, de quinta-feira. A sexta-feira será reservada para reunião de equipe, confecção de matérias, reparos dos livros e organização do acervo, recolhimento dos livros não devolvidos, avaliação do projeto e planejamento das atividades da próxima semana. As Estações de Leitura poderão ser ampliadas no decorrer do projeto. Secom – PMP

Foto: O funcionário Rafael Freitas mostra uma parcela dos livros que estão sendo catalogados como acervo do Livrônibus

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade