Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

23/06/2018

Lions promove conscientização sobre o câncer pediátrico

Imagem/Secom – PMP
Detalhes Notícia
Representantes do Lions, durante exposição da campanha para usuários da Macro de Saúde 2

Numa parceria com o Lions Clube de Penápolis, todas as unidades de saúde da cidade, incluindo Macros e Postinhos, estão recebendo gratuitamente vários banners ilustrativos. O tema é a prevenção e detecção precoce do câncer pediátrico. A distribuição do material vem sendo feita desde o início do mês.
Segundo explicou a presidente do Lions, a professora Janie Oliveira Almeida, o objetivo é chamar a atenção do público, especialmente pais e demais familiares de crianças e adolescentes, para os sinais do câncer.
“A intenção é reforçar as orientações para que essas pessoas tenham condições de perceber, precocemente, os sintomas da doença. Procurar ajuda médica rapidamente aumenta muito as chances de cura”, destacou a presidente Janie.
“Queremos colaborar para que as informações cheguem de forma mais fácil ao público. Assim estaremos auxiliando no diagnóstico rápido e no consequente sucesso do tratamento”, enfatizou ela.
A iniciativa também conta com o apoio do Leo Clube de Penápolis, uma atividade oficial do Lions Clubs Internacional que tem como objetivo oferecer aos jovens oportunidades de desenvolvimento e contribuição social, individual e coletiva.
O secretário municipal de saúde, Wilson Carlos Braz, agradeceu mais uma vez a parceria do Lions em projetos de saúde. “O Lions é uma instituição muito ativa e importante, que está com frequência nos auxiliando nos projetos junto à comunidade. Nosso muito obrigado pela colaboração”, disse o secretário de Saúde. 
O câncer infantil corresponde a um grupo de várias doenças que podem ocorrer em qualquer local do organismo. Assim como em países desenvolvidos, no Brasil, o câncer já representa a primeira causa de morte (8% do total) por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos. Estima-se que ocorrerão cerca de 12.500 casos novos de câncer em crianças e adolescentes no Brasil por ano em 2018. 

Progressos no Tratamento
Nas últimas quatro décadas, o progresso no tratamento do câncer na infância e na adolescência foi extremamente significativo. Do ponto de vista clínico, os tumores infantis em geral crescem rapidamente e são mais invasivos. Por outro lado, respondem melhor ao tratamento e são considerados de bom prognóstico.
Hoje, em torno de 80% das crianças e adolescentes acometidos de câncer podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados. A maioria deles terá boa qualidade de vida após o tratamento adequado.
As doenças mais frequentes na infância e na adolescência são as leucemias, que afetam os glóbulos brancos, e os linfomas, que danificam o sistema linfático (principal sistema de defesa do organismo).
Também acometem crianças e adolescentes o neuroblastoma (tumor de células do sistema nervoso periférico, frequentemente de localização abdominal), tumor de Wilms (tipo de tumor renal), retinoblastoma (afeta a retina, fundo do olho), tumor germinativo (das células que vão dar origem aos ovários ou aos testículos), osteossarcoma (tumor ósseo) e sarcomas (tumores de partes moles). 

Alerta aos Sintomas
Ao contrário dos adultos, o câncer infantil não está associado, por exemplo, a fatores de risco como tabagismo, álcool, obesidade e alimentação desregrada. Geralmente, o câncer na criança e adolescente tem origem desconhecida. Portanto, recomenda-se atenção especial a quadros como surgimento de nódulos ou caroços, palidez e falta de energia inexplicáveis, aparecimento de hematomas sem motivo, dor localizada persistente, febres sem aparente explicação e dores de cabeça frequentes, muitas vezes acompanhada por vômitos. 
Dor e aumento de volume abdominal, mudanças nos olhos ou na visão, perda de peso rápida e excessiva, e sangramentos frequentes (por nariz, ânus, vias urinárias) também devem ser analisados entre os fatores. Procure rapidamente orientação médica.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade