Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

26/06/2014

Lions Clube e sua missão de oferecer visão a todos

ASSESSORIA DE IMPRENSA

“Quando se trata de aceitar desafios, nossa resposta é simples: Nós servimos. O LIONS CLUBE INTERNACIONAL foi fundado em 1917 e é reconhecido internacionalmente por sua luta contra a cegueira. Em 208 países, com 46.000 Clubes e mais de 1,35 milhão de sócios,  em hospitais e importantes centros de saúde, em regiões atingidas por desastres naturais, em escolas e em centros de reciclagem de óculos, os Leões estão fazendo trabalho voluntário na comunidade, ajudando, liderando, planejando e apoiando. Como estamos no local, podemos atender às necessidades específicas das comunidades em que vivemos. E, como estamos em todo o mundo, podemos enfrentar desafios que ultrapassam fronteiras. Queremos que todos vejam um futuro melhor. É por isso que apoiamos programas e serviços de visão, incluindo exames de visão, bancos de olhos e reciclagem de óculos. Prestamos serviços de assistência oftalmológica para aqueles que correm o risco de perder a visão”.

O Lions Clube de Penápolis e o Projeto “Boa Visão”
Tratando-se de uma missão internacional de oferecer visão a todos, sem nenhuma conotação política partidária, por mais de vinte anos, o LIONS vem atuando em ações que visam colaborar na melhoria da visão dos escolares de Penápolis, através dos testes de acuidade visual realizados nas escolas e o fornecimento de óculos para os alunos. No início de 2009, o Projeto Boa Visão, idealizado pelo LIONS CLUBE de Penápolis, foi proposto à Secretaria Municipal de Educação e a partir daí, implantado na Rede Municipal de Ensino de Penápolis, atendendo também alunos das duas unidades estaduais de ensino fundamental do primeiro ao quinto ano. Os testes iniciais são realizados nas unidades, pela equipe escolar e os alunos selecionados são transportados pela Prefeitura, até a sede do LIONS, onde passam pelo reteste. O LIONS conseguiu também, parceria com o oftalmologista Dr Carlos Alberto Cardoso Gomes Benetti, que em sua clínica particular realizou, voluntariamente, por quatro anos ( 2009 a 2012) todas as consultas necessárias.  A partir de 2013, o LIONS procurou a Secretaria Municipal de Saúde/CISA, e os exames passaram a ser realizados pelo Dr. Wlamir Pontes. As consultas são agendadas e acompanhadas pela equipe do LIONS e pela Secretaria Municipal de Educação que também fornece o transporte das crianças. Outra imprescindível parceria conseguida pelo LIONS foi com a Óptica e Foto Objetiva que, desde 2009, passou a oferecer as armações necessárias a todas as crianças que passaram pelas consultas. Em 2014, mais uma importante parceria foi conquistada, através da Óptica Cristal que, colaborando com o projeto, ofereceu parte das armações. Através do Projeto “Boa Visão”, os pais levam as crianças às óticas indicadas pelo LIONS e elas escolhem a armação de sua preferência. O LIONS arca com o custo de todas as lentes, conseguindo os recursos necessários através de campanhas realizadas durante o ano, pelos integrantes de sua equipe em Penápolis. Total de consultas e óculos doados pelo LIONS CLUBE de Penápolis no Projeto “Boa Visão”: 2009 – 54 consultas e  43 óculos, 2010 - 63 consultas e  38 óculos, 2011 – 70 consultas e 66 óculos, 2012 – 94 consultas e  93 óculos, 2013 – 112 consultas e 95 óculos e 2014 – 164  consultas e 164 óculos

O Projeto “Boa Visão” e a Lei nº 1580 de 08/07/2009
O LIONS esclarece que o Projeto “Boa Visão” não possui vínculo com a Lei 1580 (Projeto “Visão do Saber”), aprovada em meados de julho, quando o projeto do LIONS já estava em andamento, mas acha importante a sua aprovação devido à relevância do assunto, garantindo a continuidade dos trabalhos, caso o LIONS CLUBE, por algum motivo alheio a sua vontade, deixe de realizar o Projeto “Boa Visão” em Penápolis. Aprovada em 08/07/2009, a Lei Municipal nº 1580, que implantou o Projeto “Visão do Saber”, difere da logística utilizada pelo LIONS. Pela referida lei, os professores deverão realizar os testes nas crianças até o final do primeiro bimestre escolar e os diretores agendarão as consultas na Secretaria Municipal de Saúde, que disponibilizará as receitas aos pais para a aquisição dos óculos. Os alunos carentes e informe, mediante declaração de pobreza, serão encaminhados à Secretaria Municipal de Assistência Social para a triagem, determinando a necessidade de aquisição de óculos pelo município. “Para o LIONS, a identificação precoce de problemas oculares é bastante importante porque muitos distúrbios podem ser corrigidos de forma simples e rápida, evitando complicações futuras e prejuízo permanente da função visual”.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade