Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

16/01/2019

Limpeza urbana: Projeto varrição compartilhada será iniciado em breve

Imagem/Secom – PMP
Detalhes Notícia
Projeto propõe o envolvimento da comunidade na limpeza urbana

Nas próximas semanadas, o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) dará início ao projeto “Varrição Compartilhada” que propõe o envolvimento da comunidade na limpeza urbana. As inscrições para o projeto podem ser feitas diretamente no Daep, com o preenchimento do Termo de Adesão e Compromisso.
O projeto consiste em uma parceria entre o Daep e a comunidade. Vassouras e sacos de lixo serão entregues gratuitamente aos moradores que aderirem ao projeto para que contribuam com a limpeza urbana com a varrição da via em frente a sua residência. Após a limpeza, os sacos serão recolhidos juntamente com a coleta de lixo domiciliar.
A entrega dos materiais será controlada pelo Daep que também monitorará o uso especificamente para o projeto e o zelo dos materiais doados. Os participantes do projeto também receberão um selo do Projeto para ser fixado na sua residência. Os munícipes poderão participar de encontros periódicos realizados pelo Daep a fim de trocar sugestões de melhoria e verificar o andamento do projeto. 
Segundo o presidente do Daep, Edson Bilche Girotto, o Batata, a ideia para o projeto de varrição compartilhada foi elaborada pela direção da autarquia e aprovada pelo Conselho Gestor de Saneamento, como uma alternativa para solucionar o problema da limpeza urbana. 
“Temos uma grande dificuldade em realizar a limpeza urbana em todo o município. Penápolis possui atualmente 274 quilômetros de vias urbanas que precisam ser mantidas limpas, número que tende a aumentar por conta do crescimento habitacional. Inversamente, temos uma redução no número de servidores que atuam na limpeza ao longo dos anos”, esclareceu.
Vale ressaltar que desde 2001 não há cobrança de taxa de varrição. “Hoje os poucos servidores estão concentrados na varrição da área do centro comercial, corredores de entradas da cidade e em alguns bairros”, acrescentou Batata.
O presidente do Daep acredita que esta ação aumentará a conscientização das pessoas e o envolvimento de cada cidadão em deixar a cidade mais limpa. “Grande parte dos moradores já contribui com a limpeza urbana, cuidando da frente de suas residências de forma voluntária. O Projeto valoriza quem já realiza este trabalho e incentiva outros moradores a fazer o mesmo”, finalizou. 
O projeto de varrição compartilhada foi aprovado na Câmara Municipal, através da Lei 2301/2018. A ação também está diretamente ligada com o Plano de Gestão Integrado de Resíduos Sólidos, conforme Lei Municipal 2073/2015. Os interessados em aderir podem procurar o atendimento do Daep, na avenida Adelino Peters, 217 – Jardim São Vicente. O Termo de Adesão e Compromisso também pode ser obtido no site do www.daep.com.br e www.penapolis.sp.gov.br .

Secom - PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade