Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

22/05/2013

Limpeza do córrego Maria Chica ainda não terminou

Rafael Machi
Detalhes Notícia
Em um longo trecho do córrego Maria Chica é possível ver o lixo que é descartado pelas pessoas e levado pelas enxurradas

DA REPORTAGEM

 

A Prefeitura Municipal de Penápolis iniciou em abril um grande trabalho de limpeza do córrego Maria Chica, visando proporcionar maior vazão de água pelo canal, amenizando a situação de alagamento em alguns pontos críticos, que apresentavam grande acúmulo de terra e mato em seu leito, mas a paralisação dos trabalhos causou preocupação para alguns munícipes.

A reportagem do DIÁRIO percorreu alguns destes trechos e constatou que, de fato, existem pontos em que a terra e o mato tomam conta de boa parte do córrego, principalmente na altura da ponte da rua Ceará. A partir daí até a rua Giácomo Paro, existem diversos espaços que estão tomados pelo mato e lixo, resultado do material descartado pela população de maneira imprópria que são levados pelas enxurradas para dentro do rio. O córrego Maria Chica é responsável pela vazão de água de enxurradas de boa parte da cidade, sendo comum, em dias de chuva, haver um grande fluxo de água em seu leito, fato que preocupa as pessoas, pois por diversas vezes o risco de trasbordamentos foi muito grande.

 

Continuação dos trabalhos

Para a execução da limpeza do Córrego Maria Chica, a Secretaria de Obras conta com a parceria do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) que fornece uma máquina retroescavadeira e funcionário para operá-la, e a Secretaria atua com caminhões basculantes e demais funcionários na realização do serviço. O Secretário de Obras, Reinaldo Munhoz Morás, esclareceu que a limpeza do córrego aconteceu, em um primeiro momento, entre o Centro de Lazer e a rua Amazonas. "Neste trecho, foi feito todo o trabalho, sendo retiradas as camadas vegetais e os barrancos de terra que estavam acumulados, causando interferências na vazão da água", comentou. Ele explicou que a paralisação foi necessária, por conta de trabalhos emergenciais que o Daep necessitava realizar, o que impediu a continuação da limpeza do Maria Chica. "Como o equipamento é do Daep, tivemos que devolver para que o departamento realizasse seus trabalhos prioritários com o maquinário", disse. Reinaldo informou que assim que o Daep disponibilizar o maquinário, os trabalhos no córrego serão retomados. Ele ressaltou que mesmo com a paralisação temporária dos trabalhos no local, os munícipes não precisam se preocupar com à vazão de água. "Nossa preocupação maior era com o trecho já trabalhado, onde o rio é mais estreito, no local em que não fizemos a limpeza, o leito do córrego é mais largo, e não causa preocupação, mas sabemos que os trabalhos precisam ser realizados e serão concluídos assim que possível", finalizou. (Rafael Machi)

 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade