Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

06/04/2017

Laboratório do Daep passa por auditoria para controle de qualidade

Imagem/Secom – PMP
Detalhes Notícia
Técnicos especialistas ficaram durante dois dias verificando a conformidade dos processos

O laboratório de controle da qualidade da água e efluentes do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) está em fase de implantação da norma NBR ISO/IEC 17025:2005. Para isso, passou pelo processo de auditoria interna por uma equipe formada por cinco técnicos especialistas. 
Segundo informou o presidente do Daep, Fábio Ricardo Ambrósio, os profissionais que realizaram a auditoria ficaram durante dois dias verificando a conformidade dos processos em relação aos requisitos da referida norma. 
“Esta norma internacional, que é aplicada em laboratórios de ensaios e calibração, tem o objetivo de estabelecer um padrão internacional para comprovação de que os ensaios realizados no laboratório acreditado executam suas atividades com precisão. Isso garante que o resultado final das análises seja de alta qualidade”, explicou.
Fábio Ambrósio disse ainda que para receber a acreditação do Inmetro, o laboratório passa por várias etapas, sendo que a auditoria interna é uma delas. “Esse é um requisito obrigatório”, contou.
A equipe do laboratório do Daep recebeu diversas capacitações durante os últimos meses. O departamento ainda contratou uma empresa especializada, por meio de processo licitatório, para assessorar na implantação da referida norma que exige procedimentos rigorosos. 
De acordo com a direção do departamento, a empresa contratada estabeleceu um cronograma de atividades que está sendo cumprindo desde setembro de 2015. O escopo da acreditação abrangerá o processo de coleta/amostragem e os ensaios de pH, temperatura, cloro residual livre, cor aparente, turbidez, fluoretos, bactérias heterotróficas, coliformes fecais e Escherichia Coli.
“A etapa final será a auditoria externa. Essa auditoria será realizada por técnicos do INMETRO, que farão análise de documentos e visitas in loco no laboratório. Assim poderão verificar se ele está apto para ser acreditado por esta norma de padrão internacional”, afirmou o presidente.
“Essa é uma inovação do Daep, uma vez que há poucos laboratórios de órgãos públicos que são acreditados por esta norma e apoiam esta iniciativa. Isso vai ao encontro da garantia de qualidade da água que é tratada e distribuída para a população”, complementa ele.
O presidente Fábio acrescentou que trata-se de um processo rígido mas que, no final quem ganha são os cidadãos penapolenses. 
“Apenas uma autarquia municipal do Estado de São Paulo possui a acreditação desta norma, e outras duas estão em fase de implantação, sendo Bauru e Penápolis”, concluiu Ambrósio.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade