Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

02/08/2009

Kartódromo: Associação pretende recuperar espaço até o fim do ano

Detalhes Notícia

A Associação dos Kartistas de Penápolis pretende recuperar, até o final do ano, a área do Kartódromo que fica localizada nas margens da rodovia Sargento Arnaldo Covolan. Atualmente, a associação conta com 15 membros que variam de 15 a 50 anos, todos adeptos a corridas de kart. De acordo com as informações dos membros Rafael Spachini Dias e Valdir Dias, praticantes do esporte há mais de 10 anos, o espaço já foi palco de grandes campeonatos regionais. “Chegamos a ter 40 karts correndo na pista em um campeonato realizado em 2004”, comenta Rafael. Hoje, a pista, cuja extensão é de 750 metros, se encontra em má conservação, além do mato ter tomando conta do local. “Antigamente, muitos adeptos de outras cidades, entre elas Araçatuba, Birigui, São José do Rio Preto, Bauru e Presidente Prudente freqüentavam o Kartódromo e participavam dos campeonatos que eram feitos”, destaca. Rafael lembra que há alguns anos, o atual piloto da equipe Ferrari de Fórmula 1, o brasileiro Felipe Massa já esteve correndo de kart em Penápolis. Para recuperar o espaço e proporcionar aos finais de semana mais uma opção de lazer e entretenimento para a população, a associação está desenvolvendo um projeto que será apresentado a Prefeitura Municipal para viabilizar o início das obras. “Estamos em fase de conversação com a administração municipal. Dentre as melhorias, vamos recuperar a pista, além de fazer a capinação do mato”, cita Valdir. Outro fator citado por Rafael diz respeito às pessoas que praticam o wheelie, ou wheeling, esporte radical praticado com motocicleta que consiste em realizar manobras em cima das mesmas, cuja força e equilibrio são exigidos ao máximo pelos praticantes que invadiram o local por falta de espaço. “Não somos contra as pessoas que praticam este esporte, mas sim queremos pedir a compreensão deles para que utilizem a área do recinto de exposições, onde existe uma pista de motocross”, revela. Rafael ainda garante que no recinto o local é melhor para os motoqueiros por ser maior, evitando assim uma disputa de espaço no Kartódromo. “Nossa expectativa em recuperar o espaço é das melhores e para isso pedimos a compreensão de todos, pois em breve os campeonatos e corridas de kart estarão de volta”, finalizou Rafael. (IA)

Foto: Rafael Spachini Dias (esquerda) e Valdir Dias informaram que houve campeonatos com mais de 40 corredores de kart participando

Conheça a história do Kart

O Karting é uma variante de automobilismo sobre veículos simples, de quatro rodas, micro-monopostos dotados de motores de dois ou quatro tempos, refrigerados a água ou a ar. Têm chassis tubular e massa variando entre 70 e 150 quilos, dependendo do modelo. Muitas vezes são dirigidos por diversão, como um hobby, sem necessariamente ser profissional. Normalmente é reconhecido como a porta de entrada para outras formas de automobilismo, geralmente mais caros e mais complicados. São mundialmente conhecidos por “moldarem” pilotos de destaque em categorias internacionais, como Ayrton Senna, Alain Prost, Michael Schumacher e muitos outros. Os Karts foram originalmente criados nos Estados Unidos da América nos anos 50 após a Segunda Guerra Mundial por pilotos de aviões interessados em inventar um desporto para os tempos de folga. O norte-americano Art Ingels é internacionalmente conhecido como o pai do Kart. Ele construiu o primeiro Kartódromo no Sul da Califórnia em 1956. O desporto rapidamente se espalhou para outros países e atualmente é muito praticado na Europa. No Brasil, o kart começou a tomar forma na década de 60. Atualmente, a corrida de maior destaque do kart nacional é a "500 Milhas de Kart Granja Vianna", em qual diversos pilotos do mundo inteiro disputam volta a volta todas as 12 horas de prova. Os principais nomes da história dessa modalidade no Brasil são: Carol Figueiredo, Maneco Combacau, Wilson Fittipaldi Jr, Emerson Fittipaldi, Walter Travaglini, Ayrton Senna, Mario Sergio de Carvalho, Paulo Carcasci, Rubens Barrichello, Renato Russo, Rubens Carrapatoso, André Nicastro, Danilo Dirani, Christiano "Tuka" Rocha, Clemente Faria Jr. e Sérgio Jimenez. O karting também é utilizado como meio de inclusão por portadores de necessidades especiais, que disputam corridas em igualdade de condições com os pilotos fisicamente normais. No Brasil os mais destacados pilotos portadores de necessidades especiais são o kartista paulista Julio Reis (surdo) e o kartista paranaense Sergio Vida (paraplégico), com muitas vitórias e títulos em seus palmarés. (IA)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade