Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

25/04/2008

Kai-kan: Evento homenageia imigrantes espanhóis e portugueses

Detalhes Notícia

O Fundo Social de Solidariedade de Penápolis e a Secretaria Executiva do Centenário promovem hoje, 25, a “Noite de Queijos e Vinho”. O evento tem início às 20h, no Clube Kai Kan, e tem objetivo de homenagear os imigrantes espanhóis e portugueses que contribuíram para o desenvolvimento do município neste primeiro centenário, além de arrecadar recursos para o Fundo Social.
Para representar estes imigrantes foram escolhidos dois cidadãos que participaram ativamente do progresso de Penápolis; José Gimenez Escudeiro, representando as famílias espanholas, e Henrique Fernandes, os portugueses.
De acordo com o secretário executivo do Centenário, Toninho Campos, a intenção era homenagear todas as famílias de imigrantes da Espanha e Portugal, porém são muitos os que vieram para o município nestes 100 anos. “São inúmeras as famílias que contribuíram para o progresso de Penápolis, por isso optamos por escolher um representante de cada colônia, através dos quais estamos externando nosso reconhecimento”, explicou. “O mesmo pretendemos fazer com as demais famílias imigrantes de outros países, inclusive o próximo evento, chamado de Noite Japonesa, já está marcado para 18 de junho”, contou Campos.
Quem desejar adquirir o convite para participar do evento ainda pode procurar os pontos de venda até às 17h: Fundo Social, a secretaria do Centenário, Apeoesp, ACE, Lactário Dília Ribeiro e Sebrae. O valor é R$ 25,00 individual.
Haverá exibição de documentários sobre a imigração, além de apresentação de danças típica. As danças serão apresentadas pela Ritmu’s Companhia de Dança de Salão, da cidade de São José do Rio Preto. A noite contará ainda com a animação da Banda CVE Produções. No cardápio do estão inclusos vários tipos de queijo como provolone, parmesão, gorgonzola, branco, nozinho, maasdam, prato mussarela e cheddar. Os vinhos são tinto e branco, suave e seco. Também haverá pães mini-caseirinho, francês, sírio, torradas de alho e orégano e patês de berinjela, azeitona, atum, alho e presunto. Secom – PMP

Foto: Evento terá apresentação da Ritmu’s Companhia de Dança, de Rio Preto

Um pouco dos homenageados

José Gimenez Escudeiro teve uma casa comercial em Melilla, na Espanha. Lá tinha uma freguesa cuja prima morava no Brasil, na cidade de Jaboticabal. Através dessa pessoa pôde se comunicar com as famílias brasileiras. Neste caso, aconteceu que a referida família havia se mudado de Jaboticabal, porém o carteiro, que conhecia essa família resolveu não mandar a carta de volta para a Espanha e sim para onde havia se mudado: Penápolis. Com uma carta de chamado e um contrato de trabalho embarcou para o Brasil, chegando aqui em 29 de Junho de 1950. A família que o acolheu e que o trouxe para Penápolis foi a Família de Eduardo Berbel, que tinha uma fazenda no bairro Bonito, e nela uma venda onde Gimenez assumiu durante nove anos. Depois mudou-se para a cidade, onde trabalhou durante muitos anos na Sacotem, como viajante. Henrique Fernandes, o homenageado da colônia portuguesa, é o mais velho dos cinco irmãos. Filho de Joaquim Henrique Fernandes e Maria Rodrigues, imigrantes portugueses, que chegaram ao Brasil em 12 de maio de 1911, vindos de Aldeia Nova, província de Estremadura. O casal veio no mesmo navio, ele sozinho e ela com os pais, mas só se conheceram em Penápolis, onde se casaram em 1917 e foram morar no bairro da Bahia. Dois anos depois, nasceu Henrique. O primeiro filho, iniciou seus estudos no Colégio São Francisco, começou a trabalhar aos 16 anos, na Serraria da Estação, de propriedade de seu pai. Aos 23 anos casou-se com Pilar Fernandes: desse casamento nasceram Vera, Vânia e José Antonio. Exerceu várias atividades: proprietário do Auto Posto São José com a representação da Internacional e Atlantic, Agência Chevrolet, Auto Posto Monza, na rodovia BR153, Serraria no Mato Grosso, Olaria Nemer José Ayub, Lajeado e Sacotem.  Arrendou em 1978 a Padaria Brotinho. Finalmente em 1981, na av. Bento da Cruz montou a Panificadora Massapura 1, posteriormente a Massapura 2 na av. Luiz Osório e logo após a Paned’oro no calçadão da rua Mário Sabino. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade