Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

10/04/2019

Justiça Eleitoral: Plantão da Biometria acontece neste sábado, dia 13

Imagem/Arquivo DIÁRIO
Detalhes Notícia
Atendimento no Plantão da Biometria será feito mediante agendamento no site do TRE-SP

DA REPORTAGEM

A 87ª e a 289ª Zonas Eleitorais (ZE) de Penápolis – que abrangem Penápolis e as cidades da comarca respectivamente – realizarão no próximo sábado (13) o Plantão da Biometria para o recadastramento biométrico de seus eleitores. O atendimento será das 8h às 13h, mediante agendamento prévio no site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) – www.tre-sp.jus.br.
A ação tem o objetivo de incrementar o número de cidadãos que já coletaram os dados biométricos.
O chefe do Cartório Eleitoral de Penápolis, Samuel da Silva Pereira, explicou que, apesar do tempo em que o cadastramento já vinha sendo realizado e o prazo final para o eleitor realizar o processo, poucas pessoas têm procurado o cartório para o recadastramento. “Infelizmente as pessoas têm deixado para a última hora, mas é importante destacarmos que para o próximo ano a biometria já deverá ser obrigatória. O número de eleitores que precisam fazer o recadastramento é grande, o que deve gerar problemas para quem deixar para a última hora”, afirmou Pereira.
Vale lembrar que o trabalho segue até dezembro deste ano. Para a próxima eleição municipal, em 2020, a votação já deverá ocorrer com a biometria obrigatória na identificação do eleitor.
O número de eleitores que ainda precisa fazer o cadastro biométrico, nos últimos quatro anos, somente o Cartório Eleitoral de Penápolis realizou 15 mil recadastramentos. Entretanto, em fevereiro deste ano pelo menos 35 mil eleitores ainda precisavam fazer o cadastro.
Em todo o Estado, 478 cidades integram o Ciclo 2019/2020 da biometria obrigatória, planejado pelo TRE-SP. No total, são mais de 11,7 milhões de eleitores envolvidos, dos quais 4,9 milhões realizaram o cadastro, o equivalente a 42,15%.
Maior colégio eleitoral do país, o Estado de São Paulo conta com 33.237.521 eleitores, dos quais 15.923.050, ou 47,91%, têm dados biométricos coletados. A previsão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é de que a identificação de todo cidadão brasileiro seja feita por biometria nas Eleições Gerais de 2022.
Para ser atendido, o eleitor deve levar após o devido agendamento, documento oficial de identificação (RG, carteira de trabalho, carteira profissional emitida por órgão criado por lei federal, certidão de nascimento ou de casamento); comprovante de residência (contas de água, luz, telefone, celular, bancárias etc., desde que contenham nome e endereço e sejam recentes com menos de três meses de emissão); e título eleitoral, caso o tenha.
A biometria é uma tecnologia que confere ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. Acoplado à urna eletrônica, o leitor biométrico confirma a identidade de cada pessoa por meio das impressões digitais, armazenadas em um banco de dados da Justiça Eleitoral e transferidas para as urnas eletrônicas.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade