Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

29/06/2012

Justiça determina a volta da distribuição de sacolinhas

Arquivo/DIÁRIO
Detalhes Notícia
No início de fevereiro, a Apas assinou um termo com o Ministério Público e com o Procon-SP para acabar com as sacolas plásticas

DA REPORTAGEM

Os clientes de diversos supermercados de Penápolis já estão recebendo novamente as sacolinhas plásticas para embalar as compras. A distribuição na cidade começou ontem, depois de uma determinação judicial que obriga os supermercados de todo o Estado a fornecer as sacolas para os clientes. No Luzitana, desde ontem as pessoas já estavam recebendo, e segundo o gerente Julian Munhoz Reina, o supermercado está providenciando mais sacolas para que todos sejam atendidos normalmente. “Foi algo que nos pegou de surpresa, mas estamos conseguindo suprir as necessidades. Mesmo assim precisaremos comprar mais em outras cidades, para atender nossos clientes que querem as sacolas”, explicou. Julian informou que mesmo com a decisão de voltar à distribuição, o mercado realizará promoções para incentivar o cliente a permanecer com as sacolas retornáveis. “Para aqueles que levarem sua sacola, nós distribuiremos cupons que darão direito a concorrer a R$ 150 em vale compras. É uma maneira de incentivar o cliente a levar sua sacolinha, e contribuir na preservação do meio ambiente”, disse. Esta decisão de retornar a distribuição acaba gerando um desconforto para o supermercado e para o próprio cliente. “A paralisação havia sido uma decisão da Justiça que agora determina o retorno da distribuição, obrigando os supermercados comprar rapidamente as sacolas que muitas vezes não são encontradas com facilidade, dificultando nosso trabalho, além do desgaste para o cliente que comprou suas retornáveis”, ressaltou. A gerente do Super Amália, Reselei Dias Lopes, disse que a distribuição no mercado retornou na quarta-feira, mas mesmo com a volta das sacolinhas muitos clientes ainda fazem questão de levar as suas de casa. “As pessoas já estavam acostumadas, e gostaram da ideia de contribuir para a preservação do meio ambiente. Muitos clientes chegam ao caixa com a própria sacola e acabam dispensando as do mercado”, comentou. Segundo ela, o Super Amália deverá começar na próxima semana algumas promoções para incentivar o cliente a levar sua própria sacola. 

Retorno
A volta das socolinhas nos supermercados foi decretada após a juíza Cynthia Torres Cristófaro, da 1ª Vara Central da capital, determinar que os supermercados adotem, em 48 horas, as providências necessárias e retomem o fornecimento de embalagens adequadas e em quantidade suficientes para que os consumidores transportem suas compras gratuitamente. A Apas (Associação Paulista de Supermercados) informou que vai recorrer da decisão. De acordo com a associação, os supermercados já foram instruídos a cumprir a decisão, mas a entidade continuará buscando pelo campo jurídico a campanha “para a substituição das sacolas descartáveis por reutilizáveis em todo o Estado de São Paulo, com o objetivo de contribuir para a conscientização dos consumidores em favor da sustentabilidade e contra a cultura do desperdício”.

Fim
No início de fevereiro, a Apas assinou um termo com o Ministério Público e com o Procon-SP para acabar com as sacolas plásticas. Depois de um período de adaptações e campanhas, em abril, os estabelecimentos pararam efetivamente a distribuição gratuita. Como alternativa, o consumidor poderia adquirir sacolas retornáveis, sacos de decomposição rápida ou solicitar caixas de papelão ao estabelecimento. Segundo a associação, desde o início de abril, os supermercados paulistas deixaram de distribuir 1,1 bilhão de sacolas plásticas descartáveis, com significativa redução de impactos sobre as cidades, como entupimento de bueiros, com consequentes benefícios para a população, especialmente a camada mais carente impactada pelas enchentes. (Rafael Machi)
 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade