Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

06/11/2011

Jovens estão cada vez mais presentes nas universidades

Arquivo/DIÁRIO
Detalhes Notícia
A participação de jovens nas aulas do ensino superior é cada vez maior

DA REPORTAGEM

 

Existem muitos jovens que sonham em ter uma carreira profissional concretizada em sucesso através de uma educação de qualidade no ensino médio e também no superior. Esta procura pelo êxito profissional tem refletido no aumento considerável do número de jovens ingressando em universidades, principalmente nas particulares, onde a demanda aumenta a cada dia.

Segundo a professora universitária Maria Righeti Santos, esse aumento decorre com consequência de grandes trabalhos de incentivo e o fim da exclusão de crianças e jovens quando frequentam o ensino fundamental e médio. "Quando há o incentivo para que a criança e o adolescente tenham uma boa educação há também a motivação para que ele se interesse em fazer um curso superior, aumentando a procura em universidades", comentou. Segundo ela, é fundamental que este incentivo venha de dentro de casa, através do apoio dos pais. "Tudo o que uma criança ou adolescente é, vem em decorrência da educação recebida em casa, através de seus pais. Depois disso é importante uma educação de qualidade na escola, para que no futuro aquele jovem tenha condições de concorrer na hora do vestibular", ressaltou.

Dados da Unesco - Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura - revelam que apenas 20% dos jovens brasileiros frequentam a universidade, percentual bem inferior aos 43% do Chile e aos 61% da Argentina. A professora acredita que a grande dificuldade para o ingresso de um número maior de jovens no ensino superior seja por conta das condições financeiras. Ela explica que em uma universidade pública, por exemplo, mais de 90% dos universitários são da classe média, pois são eles que têm acesso a escolas particulares, que possuem melhor qualidade de ensino e que colocam seus alunos de forma mais preparada na hora do vestibular. "A educação não pode ser tratada como uma mercadoria onde o estudante necessita de um grande esforço financeiro para ter acesso a ela e às vezes de forma fragmentada", disse.

 

Bolsas

Tentando favorecer os jovens com menores condições financeiras, para que também tenham acesso a educação superior, o Governo Federal tem investido em programas de bolsas e financiamentos universitários, como o Prouni, Fies, e outros. Já o Governo Estadual também tem feito sua parte na tentativa de ingressar mais jovens nas universidades, como o Programa Escola da Família.

Para Maria, são boas iniciativas, mas precisam passar por modificações que melhorem os programas. "É necessário expandir mais as vagas ou, ao menos, realizar uma melhor seleção dos universitários, além de acelerarem o processo de seleção. Existem muitos jovens que começam na expectativa de conseguir uma bolsa, mas se frustram e acabam trancando a matricula por falta de condições de pagamento das mensalidades", ressaltou.

 

Dedicação

A professora ressalta que a força de vontade pode ser fundamental para que o aluno chegue à universidade e conclua seu curso, tornando-se um profissional qualificado no mercado. "Tudo se conquista com esforço, por isso o jovem precisa se dedicar e correr atrás dos sonhos. As oportunidades são dadas, mas é preciso avaliar as boas chances e aproveitá-las", concluiu. O jovem Anderson de Freitas Matos, universitário do curso de engenharia elétrica em uma faculdade de Araçatuba, diz que a vontade de se tornar um bom profissional foi fundamental para fazer um curso superior. "Sou bolsista, pois não tenho condições de pagar o curso, e sempre fui atrás daquilo que quis, por isso consegui a bolsa e posso fazer minha faculdade de forma proveitosa", afirmou. Assim como a grande maioria dos universitários bolsistas, Anderson necessita trabalhar para ajudar nas demais despesas. "Tenho que comprar minhas coisas de uso pessoal e pagar o material extra utilizado na faculdade, além do transporte diário até Araçatuba, o que consome tempo, energia e dinheiro, mas não me desmotiva em conseguir meu diploma", finalizou. (Rafael Machi)

 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade