Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

17/09/2023

Jovem com leucemia recebe medula óssea da mãe

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
Jean Mota Froes recebeu a medula óssea da mãe, Andrea de Cassia Mota, em São José do Rio Preto

DA REDAÇÃO

Aos 24 anos, Jean Mota Froes precisou interromper os planos para passar pelo tratamento de leucemia. Ele descobriu a doença em março deste ano e, em agosto, recebeu a medula óssea de alguém que lhe deu a vida por duas vezes: sua mãe.
O jovem foi diagnosticado com Leucemia Mieloide Aguda (LMA), o tipo mais comum e mais agressivo da doença. Nela, o paciente desenvolve alterações no corpo conforme a medula óssea, que produz as células sanguíneas, é atacada pelas células "doentes".
Em março, Jean iniciou o tratamento em um hospital em São José dos Campos, mas foi identificada a necessidade de transplante e ele foi transferido ao Hospital de Base (HB) de São José do Rio Preto (SP) para passar pelo procedimento.
O que o jovem não imaginava era a compatibilidade com a mãe, pois os pacientes costumam não encontrar um doador compatível na família, segundo João Victor Piccolo Feliciano, hematologista do Hospital de Base, responsável pelo setor de doação de medula óssea da Funfarme/Famerp.
Entre irmãos de mesmo pai e mãe, por exemplo, há apenas 25% de chance de encontrar um doador compatível. Entre pais e filhos biológicos, 50%. Nesses casos, é necessário avaliar porque há maior possibilidade de a doença voltar e não haver boa recuperação imunológica.
O Dia Mundial do Doador de Medula Óssea é celebrado no 3° sábado de setembro e, para Andrea, a doação fez com que ela mudasse a forma de refletir sobre as relações e a vida.
"A sensação que sinto é incrível, meu coração se enche de alegria. Somos capazes de doar amor com um simples gesto. Me fez enxergar o quão nossas vidas são frágeis, e que de uma hora para outra, tudo muda."
Segundo Jean, não há prazo para encerrar o tratamento, mas o transplante representou o primeiro passo.

(Com informações G1 Rio Preto)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade