Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

23/06/2018

Jornalista penapolense lança hoje livro na Biblioteca Municipal

Imagem/Secom – PMP
Detalhes Notícia
O jornalista e escritor penapolense lança o livro baseado nas origens do povoamento da região

A Biblioteca Municipal “Prof. Fausto Ribeiro de Barros” recebe na tarde d ehoje (23), o jornalista e escritor penapolense Fred Di Giacomo para o lançamento de seu livro “Desamparo”, a partir das 16h. A obra de ficção fantástica foi inspirada na história da cidade e da região, pesquisada nos museus e bibliotecas locais. 
“Desamparo” é um dos vencedores do Primeiro Edital para Publicação de Livros da Prefeitura de São Paulo e une a precisão ágil do jornalismo com a prosa poética de sotaque caipira.  O livro mistura ficção e realidade para contar a história da formação do interior paulista.
O livro reconstrói a colonização violenta do oeste paulista, enquanto a pioneira Rita Telma busca vingar a difamação e a desgraça sofridas por seu pai e o Coronel Manoel Antero dos Santos procura se livrar dos nativos kaingangs, da mata e dos primeiros posseiros para trazer o trem e o progresso à região. 
Apesar de marcado por acontecimentos fantásticos, o livro é baseado numa pesquisa jornalística sobre a história da região, buscando as origens do povoamento do Estado de são Paulo. O livro estará à venda no local, a preço promocional de R$20,00.
Segundo o autor, Fred Di Giacomo, as histórias mais absurdas de Desamparo são verdadeiras. O resto é ficção. 
“Entre figuras históricas nos deparamos com uma pequena biografia do nosso povo, uma fábula sobre o caminho que nos trouxe ao violento país que somos hoje, personagens que estrelam um balé de gerações iniciado com os primeiros patriarcas, em um sertão quase bíblico, banhado pelo sangue dos índios, pela malária e pela grilagem de terras”, contou o escritor. 

Biografia
Fred Di Giacomo nasceu em Penápolis, sertão paulista, filho de professores idealistas que o criaram rodeado de livros. Migrou para São Paulo para se arriscar como jornalista e chegou a redator-chefe na Editora Abril. Nesse período, foi pioneiro na criação de newsgames reconhecidos internacionalmente, como Science Kombat, lançado pela Superinteressante. 
Depois de sete anos e meio, pediu demissão para tocar o Glück Project - uma investigação sobre a felicidade, em Berlim. De volta ao Brasil, escreveu roteiros para o programa “Conversa com Bial”, da Rede Globo, e foi editor e coordenador da Énois - que forma no jornalismo jovens das periferias de São Paulo. 
Fred foi coordenador e editor do “Prato Firmeza – o guia gastronômico das quebradas de SP” (finalista do Prêmio Jabuti, em 2017) e é autor de “Canções para ninar adultos” (Ed. Patuá, 2012) e “Haicais Animais” (Ed. Panda Books, 2013), entre outros. Escreve letras e toca baixo na banda Bedibê.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade