Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

23/04/2010

João Luís recebe doação de livros da Família Monteiro

Detalhes Notícia

O prefeito de Penápolis, João Luís dos Santos, recebeu na manhã de terça-feira, 20, a doação de 50 exemplares do livro “Família Monteiro – Vivemos em Penápolis”, que conta a história dessa numerosa família tão tradicional do município. A entrega dos títulos foi feita por Silvio Juvencio Monteiro, organizador da obra, com a presença de demais autoridades municipais. Os exemplares serão distribuídos para a Biblioteca Pública Municipal, Museu Histórico, Funepe, e bibliotecas das escolas municipais e estaduais.  De acordo com Silvio Monteiro, além da narrações e vivências de seus familiares, o livro evidencia episódios históricos e respeitáveis da cidade de Penápolis, como o ensino primário ministrado no final década de 20 e início de 30, a criação do ginásio estadual e a crise econômica na década de 30, o ensino no Instituto de Educação no final dos anos 50, o início da Funepe nos anos 60, a introdução pioneira do SUS (Sistema Único de Saúde) na cidade em meados da década de 80, entre outros. A obra também tem o objetivo de estimular o debate sobre temas prioritários para o próximo século de vida da cidade, como educação, trabalho e segurança pública.

Fonte de Pesquisa
Para o prefeito João Luís, a iniciativa da Família Monteiro é muito importante para compor a história de Penápolis. “Só temos que agradecer pela publicação dessa obra que relata fatos históricos da nossa cidade, sendo uma preciosa fonte de pesquisa e incentivo para outros penapolenses que queiram contar a história de suas famílias”, destacou João Luís.
Silvio ainda comentou que a ideia inicial do livro surgiu como uma espécie de terapia, onde seu pai, Jayme Monteiro, contava a ele seu passado, com a narração de momentos difíceis da família e diversos episódios.  “A fórmula vingou ganhando adeptos na família que contribuíram para o formato final do livro, com narrações e vivências dos protagonistas Wilson Monteiro, Diva Monteiro Dantas Bacellar, Jairo Monteiro e Jayme Monteiro”, elencou.

Exemplares
Ao todo foram impressos 200 exemplares do livro “Família Monteiro – Vivemos em Penápolis”, custeados pelos membros da família. Os outros 150 títulos foram distribuídos entres as entidades assistenciais do município que poderão vendê-los para arrecadação integral dos recursos. O valor sugerido pela família Monteiro para a comercialização da obra foi de R$30, que corresponde ao investimento feito por exemplar. Secom – PMP

Foto: Silvio Monteiro ao lado do prefeito João Luís (sentados) autografa exemplares doados para as bibliotecas da cidade

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade