Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

06/04/2018

Janeiro e fevereiro: Índice pluviométrico foi menor em 2018 do que em 2017

Imagem/Arquivo DIÁRIO
Detalhes Notícia
Em Penápolis, temperaturas ficaram mais elevadas nos meses com menor índice de chuvas

DA REPORTAGEM

O volume de chuvas nos dois primeiros meses deste ano foi menor do que o registrado no mesmo período do ano passado. Foi o que apontou o levantamento meteorológico realizado pelo Departamento de Água e Esgoto de Penápolis - Daep, que faz diariamente este medição. 
Entre janeiro e fevereiro deste ano choveu 362 milímetros, no mesmo período de 2017, a precipitação registrada foi de 458 milímetros.
Entretanto, se for analisada a quantidade de chuva mês a mês, é constatado que houve variação entre janeiro e fevereiro de cada ano, por que em janeiro de 2018 choveu menos do que em 2017. Ao contrário do que ocorreu nos meses de fevereiro deste ano e do ano anterior. 
Em janeiro deste ano o registro do volume de chuva em Penápolis foi de 225.8 milímetros, quase dez milímetros a menos do que em 2017, quando choveu 334.1 milímetros.
Já em fevereiro deste ano, a precipitação registrada foi de 136.6 milímetros, quase dez a mais de que em fevereiro do ano anterior, que foi de 124.3. 
Segundo o levantamento do Daep,  em 30 de janeiro ocorreu o maior volume de chuva  na cidade nestes dois primeiros meses, sendo que somente naquele dia foram quase 60 milímetros de água.
Naquela data, o DIÁRIO registrou diversos transtornos causados pela forte chuva que caiu sobre a cidade, como o transbordamento do córrego Santa Leonor, no residencial Mário Sabino com inundação da avenida João Antônio de Castilho e o transbordamento do córrego Maria Chica. Neste mesmo dia de chuva torrencial, comerciantes da rua Amazonas e Ramalho Franco tiveram prejuízos por conta de inundações em seus estabelecimentos. 

Temperatura
Ainda segundo os documentos divulgados pelo Daep, nos mesmos meses em que houve a maiores incidências CE chuvas em Penápolis, também foram registradas temperaturas mãos amenas.
Isso foi o que aconteceu em janeiro do ano passado. Como naquele mês houve maior registro de chuvas, a temperatura média foi de 27.2ºC, enquanto que em janeiro deste ano, que choveu menos, a temperatura média esteve um pouco mais elevada, com 27.7ºC.
O mesmo ocorreu em fevereiro deste ano. Com maior incidência de chuvas neste período de 2018, a temperatura média foi de 26.7ºC. Já pegando o levantamento de fevereiro deste ano – com menor registro de chuvas – a temperatura média foi maior, com 29.4º C.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade