Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

31/10/2021

"Itinerância B de Bananal por Marinilda Boulay" encerra dia 5 no Museu do Sol, em Penápolis

Imagem/Bruno Boulay
Detalhes Notícia
Exposição "Itinerância B de Bananal" é a primeira no Museu do Sol desde o início da pandemia

DA REDAÇÃO

“Itinerância B de Bananal”, da artista plástica de estética naïf Marinilda Boulay, a primeira exposição presencial, desde o início da pandemia, no Museu do Sol, em Penápolis, será encerrada na próxima semana, dia 5 de novembro. As visitas são gratuitas, de segunda a sexta-feira, das 13h às 15h30, e também podem ser agendadas pelo telefone (18) 3652-0590. 
Com a banana como protagonista, a mostra propõe uma reflexão sobre a preservação do meio ambiente e dos territórios indígenas, por meio de esculturas em cerâmica, aquarelas e pinturas sobre tela, madeira e ferramentas usadas no manejo dos bananais como pás, enxadas e ganchos.
“A exposição mostra a necessidade urgente de sermos agentes de mudanças ambientais, buscando a sustentabilidade, produzindo e consumindo a produção local, parando de queimar, e de derrubar florestas ancestrais, andando mais de bicicleta, plantando muitas árvores por nós mesmos ou, então, se não temos onde plantar, apoiando as associações que plantam. Assim poderemos ajudar o planeta a se recuperar do aquecimento global e evitar novas pandemias”, diz Marinilda Boulay, que reside em Socorro (SP).
“Itinerância B de Bananal”, que pode ser acessada virtualmente (totemcultural.org.br/expo/), tem ainda uma instalação com obras impressas sobre cetim de 70 artistas convidados de vários cantos do país, inclusive das regiões de Araçatuba, São José do Rio Preto, Piracicaba, Campinas e Ribeirão Preto, e da Europa (Bélgica e França) e Egito. Além de fotografias e vídeos, com animações e narração de contação de história, pela própria artista, especialmente para o público infantil, que também estão disponíveis on-line (totemcultural.org.br/expo/b-de-bananal/marinilda-boulay/ e totemcultural.org.br/expo/b-de-bananal/artistas-convidados/).
Para o diretor do Museu do Sol, Joaquim Alberto Fernandes, conhecido como Beto, a exposição celebra o retorno da programação de eventos presenciais, com arte e cultura que trazem leveza para a alma, mas com todos os protocolos de segurança e uso obrigatório de máscara.
“Desde a abertura estamos recebendo muitas visitas voluntárias, principalmente de jovens, um público interessante. Muitos pais estão vindo trazer seus filhos a pedido das crianças, e isso é muito positivo. Grupos de professores e alunos também estão prestigiando a exposição e o retorno do Museu. Estamos muito felizes e animados”, diz Beto.
“Itinerância B de Bananal” recebeu um prêmio do ProAC (Programa de Ação Cultural) Expresso LAB de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado de São Paulo; Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal. E tem apoio do município de Socorro, do Museu do Sol de Penápolis e do ITC (Instituto Totem Cultural).

SERVIÇO:
Exposição 
“Itinerância B de Bananal”
Local: Museu do Sol – Avenida Rui Barbosa, 798 – Centro - Penápolis/SP
Informações/Agendamento de visita: (18) 3652-0590.

(Com A/I - Fernanda Martins)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade