Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

28/03/2021

Isolamento: Prefeitura estuda projetos para combater problemas psicológicos

DA REPORTAGEM

Entre as principais mudanças na vida dos brasileiros provocadas pela pandemia do coronavírus, a saúde mental e emocional foi mencionada por 57%, mais da metade, dos entrevistados pela pesquisa. Os dados foram revelados pelo Observatório Febraban/Ipespe que ouviu três mil pessoas nas cinco regiões do país.
Como se não bastassem os sintomas provocados pela Covid-19, os brasileiros, mesmo aqueles que não foram infectados pelo vírus, apresentam aumento do sofrimento psicológico, sintomas psíquicos e até transtornos mentais.
De acordo com o presidente do Conselho Científico do Ipespe, Antônio Lavareda, esse problema afetou, principalmente, mulheres e jovens. “Cerca de seis em cada dez pessoas ouvidas registraram o impacto da pandemia na sua saúde mental e emocional. As mulheres, submetidas a um estresse ainda maior com a sobrecarga de trabalho doméstico e de cuidados com os filhos sem atividade escolar, reclamaram mais. E também os jovens, impedidos do engajamento social presencial nessa fase da vida, quando essa convivência é tão importante para sua formação”, revela.
Dentro desta situação, a prefeitura pretende implantar nas próximas semanas um trabalho de apoio àquelas pessoas que precisam de uma orientação ou até mesmo um “desabafo” psicológico. “Nossa ideia é a de disponibilizar uma linha telefônica para que as pessoas que necessitem deste atendimento possam ligar e conversar com voluntários que irão ouvir estes desabafos. Seria algo muito parecido com o serviço oferecido pelo Centro de Valorização da Vida, o CVV”, destacou o prefeito de Penápolis, Caique Rossi.
A ideia já conta com três voluntários para o trabalho. “Estamos nos organizando quanto a isso, para que possamos colocar o projeto em prática o quanto antes”, enfatizou.
Além disso, a prefeitura tem oferecido para a população apresentações e ações culturais promovidas pela Secretaria Municipal de Cultura, afim de que as pessoas tenham uma forma de distração neste período de pandemia através de lives na internet.  O mesmo está sendo oferecido pela Secretaria Municipal de Esportes, que tem promovido lives sobre práticas esportivas que podem ser feitas dentro de casa. “Todas estas ações têm sido geradas através de sugestões feitas pela população, o que nos deixa muito felizes, pois estamos vendo o quanto os penapolenses estão se solidarizando com aqueles que precisam. É importante cuidar, neste momento, de tudo e de todos. Sabemos dos problemas e as dificuldades que o isolamento pode ocasionar, por isso queremos oferecer algo que também possa cuidar do emocional de cada um de nós”, finalizou Caique. 

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade