Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

06/12/2015

IPTU 2016: Carnês começam a ser distribuídos nos próximos dias

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Os contribuintes devem quitar seus impostos até o dia 31 de dezembro

Os contribuintes devem ficar atentos pois nos próximos dias será iniciada a distribuição dos carnês do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), referentes à 2016. Serão mais de 30 mil carnês distribuídos pelos Correios. O IPTU é a maior receita própria do município e para 2016, o total lançado é de aproximadamente 16,8 milhões.
Creca de 2 mil carnês serão retirados pelos empreendedores dos loteamentos diretamente na Prefeitura de Penápolis. Outros serão remetidos pelo Correios, porém via Sedex, para aqueles contribuintes que residem em outro município.   
Como nos anos anteriores, os Correios farão três tentativas de entrega aos contribuintes. Caso não haja ninguém para receber, os carnês serão devolvidos à Prefeitura de Penápolis e o contribuinte terá que buscá-los no Serviço de Rendas. 
De acordo com a Secretária Municipal de Finanças, Maria Emília Pereira de Souza, os valores lançados de IPTU e demais tributos municipais foram corrigidos em 9,9038%, calculados com base no percentual de variação do índice de INPC/IBGE do período de setembro de 2014 e outubro de 2015. A UFP (Unidade Fiscal de Penápolis), a partir de 2016, para R$3,16.

Pagamento
Os contribuintes em débito com o IPTU 2015 devem quitá-lo até o fim deste mês de dezembro. A secretária de Finanças alerta que os contribuintes não efetuarem o pagamento serão inscritos na dívida ativa do município, com a incidência de juros e multas.
“Esse é um procedimento padrão, por isso os contribuintes devem ficar atentos com a pontualidade das parcelas e evitar dívidas com o poder público”, destaca.
Em relação ao IPTU 2016, o pagamento deve ser feito somente a partir de janeiro. Isso por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal e da Lei dos Orçamentos Públicos que impedem o recebimento de impostos seja feito de forma antecipada ao ano de referência. 
O prazo para pagamento da parcela única do IPTU 2016 é até o dia 18 de janeiro de 2016, obtendo um desconto de 10%. Quem optar pelo parcelamento deverá pagar a primeira parcela do IPTU nos dias 19, 20 e 21 de janeiro de 2016, conforme especificado nos carnês. 
O IPTU 2016 poderá ser quitado em todas as Casas Lotéricas, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco Santander e no Caixa do Paço Municipal.
 
Outros tributos
A Secretaria de Finanças informa aos munícipes que também será feita a distribuição dos carnês de outros impostos como a Taxa de Licença; o ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza) e a Taxa de Ambulante.
Para o ano de 2016, foram confeccionados cerca de 2 mil carnês de ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza), com vencimento da parcela única e da primeira parcela no dia 15 de fevereiro de 2016. Ainda serão distribuídos, outros 5 mil carnês referentes à Taxa de Licença, com vencimento da parcela única e da primeira parcela no dia 20 de fevereiro de 2016.


Contribuintes em débito têm isenção de multas e juros

Os contribuintes penapolenses em débito com o município tem a oportunidade de quitar suas dívidas com isenção de 100% de juros e multas no pagamento à vista. Para obter o benefício, o contribuinte precisa aderir ao Programa de Recuperação de Tributos até o dia 21 de dezembro. 
A campanha abrange somente as dívidas de tributos anteriores a 2015 e os contribuintes devem efetuar o pagamento à vista. O Programa é um incentivo para arrecadação de impostos atrasados que visa reduzir a inadimplência e melhorar a arrecadação municipal. Podem aderir ao programa contribuintes que estão em débito com o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), ISS (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza), entre outros. Para obter a anistia de juros e multas, não importa o valor da dívida, desde que sejam tributos anteriores a 2015. Para aderir ao Programa de Recuperação de Tributos e garantir a isenção de juros e multas, basta procurar o Serviço de Rendas da Prefeitura, até o dia 21 de dezembro. Os interessados devem levar documento pessoal. Caso a pessoa não seja proprietária do imóvel em questão, é necessário levar escritura do mesmo, ou contrato, ou procuração para efetuar a adesão ao programa. 
O Serviço de Rendas fica localizado no piso térreo da Prefeitura de Penápolis (avenida Maria Chica, 1400 – Centro); o horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30. Mais informações ou esclarecimentos pelos telefones (18) 3654.2506 ou 3654.2507.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade