Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

24/02/2019

Investimento: Daep inicia melhorias na lagoa de tratamento de esgoto

Imagem/Secom – PMP
Detalhes Notícia
Na primeira etapa da obras, é preparada uma área onde serão depositados os bags com os resíduos retirados da lagoa

O Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) iniciou melhorias na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto). O investimento de R$ 1 milhão será destinado à recuperação da lagoa anaeróbia da estação o que impacta na melhoria do tratamento dos esgotos do município.
Parte do recurso de financiamento da obra, no valor de R$ 379,2 mil, foi conquistado a fundo perdido junto ao Fehidro (Fundo Estadual dos Recursos Hídricos). Os trabalhos serão executados pela empresa Ecobulk Indústria e Serviços de Proteção Ambiental Ltda, vencedora de processo licitatório.
As obras para o desassoreamento das lagoas terá início em abril, com previsão de término para o mês de outubro. Segundo explicou o presidente do Daep, Edson Bilche Girotto, o Batata, nesta primeira etapa, será construída uma área para o acondicionamento dos sedimentos removidos da lagoa. 
“Será feita a retirada dos sedimentos, como lodo, areia e terra, que hoje assoreiam a lagoa. Todo material será depositado em bags que serão responsáveis por drenar esses resíduos que, posteriormente, serão removidos por meio de equipamentos denominados dragas”, explicou.
“Estamos preparando a área onde serão acondicionados esse bags. Trata-se de uma área terraplanada para atingir declividade específica, impermeabilizada para evitar o contato do percolado (chorume) com o solo. A área também contará com uma camada de material drenante para direcionar esse líquido novamente para as lagoas de estabilização”, afirmou Batata.
O projeto também prevê que após a drenagem dos sedimentos bombeados para o interior dos bags, o material desaguado será disposto no aterro sanitário e o processo estará finalizado. Os profissionais técnicos do Daep farão todo o acompanhamento e a fiscalização da obra. 
“O desassoreamento das lagoas é uma das obras mais importantes do Daep em relação à questão ambiental, pois aumentará a eficiência do tratamento de esgotos contribuindo para melhorar a qualidade da água do Ribeirão Lajeado”, finalizou o presidente do Daep.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade