Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

01/05/2011

Intercambiário Russo há 8 meses em Penápolis fala português fluentemente

Tania Pinheiro
Detalhes Notícia
O jovem Ilya Krasnopeev

Por Tânia Pinheiro de Almeida

 

Com apenas 15 anos de idade, o jovem russo Ilya Krasnopeev, intercambiário do Rotary Club de Penápolis que está aqui há 8 meses, se expressa com muita clareza em bom português e respondeu às nossas perguntas sem nenhum problema em nosso idioma. Enquanto esteve aqui estudou no segundo ano do Ensino Médio do Colégio Coração de Maria. Ele reside na república Byriatia, uma cidade de 400 mil habitantes, "perto da minha cidade está localizado o lago Baikal, o mais profundo do mundo", destaca. Extrovertido e simpático, Ilya residiu seis meses com a família do casal Suzel- Carlos Augusto Valente e dois com Roberta-Luiz Henrique de FelippeValente, e na próxima semana retornará para o seu país de origem. Durante a sua permanência no Brasil, viajou para alguns estados, visitando cidades turísticas como Rio de Janeiro, Búzios, Ilhéus, Curitiba, Foz do Iguaçu, Florianópolis, Camboriú e outras praias do litoral catarinense, foi ao parque temático Beto Carreiro, Três Lagoas (MS). "Estive também na cidade de Francisco Beltrão, no Paraná, onde reside a família de Marina, que está fazendo intercâmbio na Rússia, morando com a minha família". Ele participou também de reuniões do Rotary Club de Lins e Araçatuba.

Questionado sobre o que mais apreciou em sua estadia em Penápolis, disse que as pessoas são muito alegres e amigáveis e que foi muito bom conviver com as famílias e os amigos daqui, e ressaltou que sua melhor amiga foi a Gabi Sakr, que no inicio foi quem mais lhe ajudou a se comunicar com as pessoas, "aprendi a falar português com a Suzel e as filhas dela, Júlia e Renata, porque elas falam bastante". Quanto à alimentação disse que experimentou um pouco de tudo, mas gostou mais de pão de queijo que não é feito em seu país. Segundo ele, a população russa não está habituada a comer frequentemente arroz e feijão, por isso não apreciou a feijoada brasileira, "nós comemos muita sopa de legumes, batata, carne de porco, peixes e aves". 

Escolha do Brasil para Intercâmbio  

Ilya, filho do casal Stevtalana e Sergey, contou que foi o seu pai que escolheu o Brasil para o seu intercâmbio e que possuía poucas informações sobre o país. "Tenho dois irmãos mais velhos do que eu, e vou ganhar mais um irmãozinho, em junho".

Questionado sobre o comportamento do jovem brasileiro em relação ao russo, comentou que lá os jovens respeitam mais os adultos e não há tanta liberdade como aqui. "Eu estudo numa escola de bom nível, próximo de minha casa, e moro lá cinco dias da semana, sem custo para minha família, pois na Rússia não se paga pela educação e nem saúde". Segundo ele, em seu país o transporte público basicamente é através do metrô que possui estações amplas e muito bonitas. Em relação ao esporte, na Rússia o hóquei sobre neve é muito praticado e o futebol é menos do que no Brasil. "Aprendi jogar futebol aqui no Clube Penapolense onde participei da equipe Rússia treinada pelo Dú". A sua família é Ortodoxa, religião da maioria dos russos, mas não vai com freqüência à igreja. Para finalizar, revelou que foi importante esta temporada que passou no Brasil, pois conheceu a cultura e os costumes do povo, e principalmente o idioma, "quando encontrar alguns jogadores brasileiros que jogam em equipes na Rússia, posso me comunicar com eles e se necessário ser intérprete e tradutor português-russo", encerrou. 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade