Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

29/04/2007

Integrantes do extinto GAE retomam atividades

Participantes do extinto GAE (Grupo de Ação Integrada), cujas atividades foram encerradas no ano passado, optaram por retomar os trabalhos de educação e conscientização, principalmente para públicos formados por educadores e professores. A iniciativa partiu da psicóloga Ivoni Dias Santana, que considerou importante a continuidade das atividades que o grupo realizava. “Muitas pessoas que freqüentavam as palestras do GAE pedem que sejam retomados os eventos e acreditam na construção de uma reflexão a partir dos encontros que eram realizados”, afirmou Ivoni, “Não será a retomada do GAE em si, mas de um novo grupo de instituições que se uniram com objetivos semelhantes à proposta do extinto grupo”, esclareceu ela.

Ainda segundo a psicóloga, o que mais a estimulou foi o incômodo diante do grande número de pessoas que morrem por conta de doenças e complicações procedentes de vícios e práticas que se tornam cada vez mais comuns como o álcool e as drogas. “Não podemos ficar apenas observando estas situações, sem ao menos pararmos para refletir e buscar alternativas. Não há como fingir que tudo é normal e deixarmos como está”, defendeu ela.

Para tema central, foi escolhido “As conseqüências da vida moderna na mente e no corpo” e serão discutidas situações presentes no dia a dia das famílias e das escolas, tendo como público alvo os professores da rede pública. “Acreditamos que a formação destas pessoas vai refletir diretamente nos grupos de alunos”, comentou.

 

União

Após a constatação de um público interessado nos trabalhos, a psicóloga buscou parcerias junto a entidades, cuja união resultou num ciclo de palestras, com início marcado para o dia 19 de maio.

As colaborações recebidas das entidades vão desde ajuda financeira para a vinda dos palestrantes a apoio quanto à organização dos trabalhos e confecção de materiais. “Ficamos muito satisfeitos com a adesão das parcerias porque todos os convidados se comprometeram e se envolveram com a causa, acharam a iniciativa muito pertinente e acreditam nos resultados destas discussões”, comemorou ela.

Entre as instituições envolvidas estão a Prefeitura, através das Secretarias de Saúde, Comunicação e Educação, o Hospital Geral de Promissão, Colégio Anglo, Clidimagem, Patyo Shopping, Apeoesp, Núcleo de Psicanálise de Penápolis, Rotary Club de Penápolis e Casa da Amizade.

 

Palestras

As vagas serão distribuídas por cotas entre os parceiros, que repassarão aos profissionais envolvidos em suas atividades. O limite de participação é de aproximadamente 400 pessoas e, segundo a organização, está sendo estudada uma forma de possibilitar inscrições aos demais interessados. Para cada evento será estipulada a cobrança de algum alimento que será posteriormente doado a entidades penapolenses.

A primeira palestra, marcada para o dia 19, das 9h00 às 12h00, no Centro Espírita Discípulos de Jesus, contará com a participação do bispo Dom Irineu Danelon, da Diocese de Lins, fundador e coordenador estadual da Pastoral da Sobriedade, cujos princípios baseiam-se no prevenir, servir e ressocializar. O bispo fará a abertura do ciclo com o tema “O desafio do conviver”. Na ocasião, haverá também a participação do Núcleo de Yoga, que realizará por alguns minutos exercícios de relaxamento com o público, além da apresentação do músico Walter Armstrong.

“A intenção é promover uma pequena atividade e apresentação artística em cada evento”, explicou Ivoni. O segundo encontro, marcado para o dia 04 de agosto, terá o tema central como assunto de discussão e será apresentado pela Dr. Kátia Bule Guimarães, psiquiatra atuante em Marília e professora da FANEMA. A discussão acontecerá no Teatro Lúmine, assim como as demais.

O assunto discutido na terceira palestra será o aumento do consumo de álcool e drogas entre os adolescentes e no ambiente familiar e suas conseqüências.  O convidado será o Dr. Fábio Castro de Pádua, psiquiatra que trabalha em Marília, e o encontro será no dia 10 de novembro.

Já a quarta e última palestra terá o tema escolhido durante a realização dos encontros anteriores. A convidada será a Dr. Maria Bernadete Amêndola de Assis, psicanalista e doutora em Psicologia Escolar, atuante em Ribeirão Preto. O último encontro do ciclo acontecerá em março do próximo ano. (AR)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade