Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

02/12/2018

Integração: Apae promove Festival de Judô entre alunos e atletas

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
Festival de Judô da Apae promoveu a integração e alegria entre os alunos e atletas da entidade

DA REPORTAGEM

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, a Apae de Penápolis, promoveu na última sexta-feira (30) o 1º Festival de Judô Fernando Vieira Borges. O festival tem como objetivo promover o esporte praticado pelos alunos da Apae, uma forma de celebrar a troca de faixas dos atletas, e mostrar que o aluno subiu seu nível dentro do esporte. O festival, realizado no Ginásio Municipal de Lutas, localizado no Parque Maria Chica, recebeu o nome do ex-presidente da entidade, que morreu em maio deste ano vítima de uma parada cardiorrespiratória. 
Segundo explicou um dos incentivadores do esporte, Eder Granato, a Apae de Penápolis trabalha o judô com seus alunos há seis anos e hoje possui a professora Sandra Benedita da Silva como orientadora. Para ele, o esporte se tornou exemplo de disciplina entre crianças e jovens. “O judô se tornou uma filosofia de vida, e no Japão é uma disciplina dentro do ensino básico das crianças. Através do esporte trabalhamos a disciplina, a educação, integração e respeito pelo atleta, além de ser uma atividade física, por isso fazemos questão de trabalharmos isso tudo com os alunos da Apae”, comentou Eder.
Ele explicou que todo ano os alunos do judô participam de uma cerimônia feita na entidade para marcar a troca de faixa de cada um deles. Para este ano a entidade teve a ideia de promover o evento através de um festival, reunindo os atletas, demais alunos da Apae e a comunidade, que pôde prestigiar as lutas apresentadas durante o evento. Participaram ainda alunos de uma academia da cidade de Guararapes. “Para nossos alunos, esta integração é fundamental para sua altoestima. Eles puderam demonstrar um pouquinho daquilo que aprendem, mostrando sua disciplina e habilidade. Além disso, motivamos o respeito entre os alunos, já que se trata de um festival, onde além de mostrarmos suas habilidades, contamos com o companheirismo de cada um deles”, destacou Eder. 
Ao final, todos os 60 atletas participantes do evento foram premiados com medalhas e certificados de participação do festival, que entra para o calendário esportivo da Apae de Penápolis. 

Dedicação
É justamente esta dedicação, disciplina e autoestima que o atleta Rafael Ricardo Sanches Romero Alves, de 20 anos, encontrou dentro do judô. Ele é aluno da Apae e atleta da Secretaria Municipal de Esportes de Penápolis.
O faixa verde entrou no esporte em 2010, e precisou de muita dedicação para se dar bem. “O judô me ajudou muito na disciplina minha atenção e dedicação, algo que é muito cobrado dentro do esporte. Me dediquei muito aos treinamentos, alimentação saudável e outros fatores que me ajudaram em meu desenvolvimento pessoal e esportivo”, afirmou Rafael. Sua dedicação rendeu bons resultados. O atleta possui cerca de 20 medalhas conquistadas nestes últimos anos, tendo participado de sete campeonatos paulistas. Para ele, poder participar de um festival como o promovido pela Apae, é bastante significante. “É algo muito importante, é a integração entre os atletas e a oportunidade de demonstrar aquilo que eu sei. Fiquei muito contente em participar do festival”, finalizou o atleta. 

Judô
O judô é uma arte marcial moderna japonesa, criada em 1882 por Jigoro Kano, que consiste em tentar imobilizar um oponente no chão. Essa luta deu origem a outras formas como o Jiu-Jitsu brasileiro.  Para as crianças, o judô, assim como qualquer outra arte marcial, desenvolve a autodefesa, melhora a concentração, a disciplina, a coordenação motora e a respiração.
O esporte envolve alguns princípios básicos que são chamados de pilares do judô. Esses valores trabalham tanto a parte física da criança quanto a parte mental, ensinando a respeitar os adversários, obedecer ao treinador, saber controlar o corpo e manter a calma. Além disso, o judô consegue envolver a criança em uma atividade física e lúdica, já que a arte marcial pode ser vista como uma brincadeira ou momento de descontração, o que é muito importante para a criança, já que o esporte deve sempre ser prazeroso. Alguns treinadores preferem que a criança entre em uma academia na faixa de 2 a 7 anos, já que o judô é um esporte que envolve muitos jogos simbólicos, e nessa faixa de idade as crianças usam muito de fantasias para tentar entender o mundo.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade