Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

17/04/2018

Inscrições abertas para oficina "Rasaboxes: o ator como atleta das emoções"

Imagem/Secom – PMP
Detalhes Notícia
O espetáculo é resultante do processo de pesquisas cênicas da Companhia Trilhas da Arte

Será realizada nos próximos dias 20, 21 e 22, nas dependências do Ceu das Artes de Penápolis, a oficina “Rasaboxes: o ator como atleta das emoções”. A iniciativa é voltada para estudantes e profissionais de arte cênica da cidade e região. Para participar os interessados devem encaminhar uma carta de interesse até a próxima quinta-feira, dia 19 para o e-mail: contatociaalternativa@ gmail.com .
Ao todos são oferecidas 25 vagas, gratuitamente. As atividades da oficina serão desenvolvidas na sexta-feira (20) das 19h às 23h; no sábado e domingo (21 e 22) das 09h às 13h e das 14h às 18h. O endereço do Ceu das Artes é rua Manoel Foz 515, Vila Aparecida.
Quem vai ministrar a oficina é a atriz Juliana Calligaris. Formada em Artes Cênicas pela Unicamp, Juliana concluiu o curso de pós-graduação em nível de especialização em Simbologia Teatral pela Escola de Comunicação e Artes da USP, graduação em Filosofia pela Unicamp. A atriz também é mestranda em Linguística, com abrangência em Teatro e Semiótica pela Unicamp.
A realização da oficina faz parte do projeto de atividades formativas de aprimoramento artístico, idealizado pela Cia Alternativa de Teatro de Penápolis, um coletivo de arte-educadores surgido em 2016 com o intuito de criar espetáculos autorais. 
O projeto é realizado por meio do Proac (Programa de Ações Culturais), desenvolvido pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo. A Prefeitura de Penápolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, também apóia a realização, fornecendo alimentação e hospedagem a oficineiros, além de equipamentos de som e luz e cessão de espaço para as atividades da oficina.
A Oficina
Rasaboxes é um treinamento psicofísico criado por Richard Schechner – diretor teatral, acadêmico da Universidade de Nova Iorque e diretor artístico da ECA (East Coast Artists) – e desenvolvido pelas diretoras educativas da ECA, Paula Murray Cole e Michele Minnick. 
Inspirado na afirmação de Antonin Artaud de que o ‘ator deve ser um atleta das emoções’; baseado na teoria da Rasa, apresentada nas escrituras sagradas da arte clássica indiana (Natyasastra); e fundamentado em teorias e práticas contemporâneas da psicologia e da neurociência, o método RasaBoxes treina atores/performers a gerar estados emocionais específicos internamente e no público presente, a desenvolver a construção do  personagem e a partitura cênico corporal. 
Rasa, que em sânscrito significa “suco” ou “essência”, é uma metáfora central para o modelo da performance clássica indiana e a chave principal para o método Rasaboxes.


Público paga o quanto achar justo em apresentação teatral neste sábado

Como parte do projeto de atividades formativas de aprimoramento artístico, será realizada no próximo sábado (21) a apresentação do espetáculo teatral Janelas para Uma Mulher, da atriz Juliana Calligaris. A montagem é resultante do processo de pesquisas cênicas da Companhia Trilhas da Arte. O monólogo será encenado a partir das 21h no NAC (Centro Acadêmico e Cultural) da Funepe (Fundação Educacional de Penápolis), antigo teatro Lúmine.
A apresentação será no esquema “pague o quanto achar justo”, ou seja, o público que comparecer não pagará por um valor pré-determinado no ingresso, e sim destinará uma quantia definida por ele próprio, com base na sua avaliação de quanto vale o espetáculo.
O mesmo é apresentado por meio da parceria entre a Cia Alternativa de Teatro de Penápolis e Governo de São Paulo (Secretaria de Estado de Cultura e Proac - Programa de Ações Culturais), com apoio da Prefeitura de Penápolis (através da Secretaria Municipal de Cultural) e Funepe, que está cedendo gentilmente o espaço para a apresentação.
Janelas para uma Mulher tem dramaturgia de texto e de cena por Juliana Calligaris, direção e orientação de Letícia Olivares.
O roteiro é baseado na obra Catadióptrico, de Monalisa Vasconcelos. No espetáculo reflete-se sobre estados em que as pessoas são colocadas perante o tempo, a sociedade, os seus rituais, medos, ridículos e vontades. Busca-se transitar entre experiências sensoriais, sem uma narrativa linear, privilegiando as sensações provocadas pela própria natureza da ação física.
A duração é de 50 minutos, e a classificação é livre.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade