Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

13/05/2009

Incentivo à leitura: Comunidade do Sílvia Covas aprova projeto Livrônibus

Detalhes Notícia

Crianças, jovens e adultos do Residencial Sílvia Covas se esbaldaram de conhecimento com a chegada do Livrônibus, uma biblioteca itinerante que toda segunda-feira ficará num local próprio, denominado Estação Sílvia Covas, à disposição da comunidade, levando entretenimento, cultura, lazer e prazer da leitura para toda a família. O projeto é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Biblioteca Municipal “Professor Fausto Ribeiro de Barros”. O estudante Danilo da Silva Gaspar, 13 anos, gostou da novidade e já avisou que vai participar das atividades do Livrônibus toda segunda-feira. “Eu gosto de ler, por isso vim conhecer o Livrônibus, já estou lendo um livro e vou levar outro para ler em casa”, comentou. Seu colega de leitura, Reiton Matheus Martins Puertas, 12 anos, foi o primeiro a chegar na Estação de Leitura do Livrônibus. Com a indicação dos monitores, Reiton começou a ler “Um garoto chamado Roberto”, de Gabriel o Pensador, que recebeu o prêmio Jabuti 2006 de melhor livro infantil. “Fiquei curioso ao ver a ilustração da capa do livro e agora, lendo a história, estou começando a entender do que se tratava”, disse. E não é somente criança que se encanta pelo mundo da leitura. A dona de casa, Débora Orrico de Oliveira, 26 anos, aproveitou a parada da biblioteca ambulante em seu bairro e foi fazer seu cadastro para empréstimo de livros. “Achei muito interessante o Livrônibus, pois ele vem até o bairro, já que a biblioteca fica no centro da cidade, longe daqui”. Débora Oliveira disse que gosta de ler e que vai pegar emprestado alguns livros para sua filha de 8 anos que também adora ler e levar outros para contar histórias para sua filhinha de 2 anos. “Essa iniciativa foi muito boa tanto para as crianças, quanto para nós adultos”, elogiou. A bibliotecária Solange Ruiz Chótolli, também coordenadora do projeto, explica que para a criança levar os livros da biblioteca itinerante para casa, precisa estar acompanhada de um responsável para assinar a ficha de cadastro e levar um comprovante de residência.

Outras Estações
Além da Estação Sílvia Covas, que funcionará toda segunda-feira, das 8h30 às 16h30, o Livrônibus vai percorrer outros três bairros da cidade com atividades semanais, para que haja uma seqüência nos trabalhos criando o hábito da leitura, nas chamadas Estação Tóquio, com atividades de terça-feira; Estação Pevi, toda quarta-feira e Estação Santa Terezinha, de quinta-feira. A sexta-feira será reservada para visitas escolares e contação de histórias na Biblioteca Municipal, reunião de equipe, confecção de matérias, reparos dos livros e organização do acervo, recolhimento dos livros não devolvidos, avaliação do projeto e planejamento das atividades da próxima semana. As Estações de Leitura poderão ser ampliadas no decorrer do projeto. As escolas que quiserem, também podem agendar visitas dos alunos ao Livrônibus.

Acervo e atividades
São mais de 3 mil livros à disposição da comunidade, de conteúdo infantil, infanto-juvenil, adulto e livros de pesquisas escolares. O ônibus todo adaptado e com pintura que o caracteriza ao projeto ganhou prateleiras e expositores de livros, toldo lateral, mesinhas e cadeiras, almofadas, data-show, computador e ar-condicionado ligado à rede elétrica para melhor acomodar a comunidade. E as atividades do Livrônibus não se limitam apenas ao empréstimo de livros, mas também no monitoramento sobre o uso e conservação deles, orientações de pesquisa e leitura; contação de histórias diárias; rodas de leitura; realização de oficinas artísticas e musicais; apresentação de filmes, desenhos animados, curta metragens, vídeo clips e mini-séries relacionados; desenvolvimento de campanhas educativas em parceria com outras secretarias; elaboração de um diário de bordo, registrando as reflexões, fotos de atividades, impressões e comentários dos participantes. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade