Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

11/10/2016

Incômodo: Polícia Civil faz operação para coibir som alto em carros

DA REPORTAGEM

Pelo menos quatro veículos foram apreendidos entre a noite de sexta-feira (07) e madrugada de sábado (08) durante operação do Grupo de Operações Especiais (GOE) de Araçatuba contra som alto em Penápolis.
A operação teria sido iniciada pela Delegacia Seccional de Araçatuba depois de que diversas reclamações teriam chegado à unidade dando conta de que moradores próximos à avenida João Antônio de Castilho, no residencial Mário Sabino, estariam descontentes com o barulho gerado pelos carros que circulam com o alto volume de som. Entre os veículos apreendidos estão dois VW Saveiros, um VW Parati e um GM Celta, todos conduzidos por pessoas com idade entre 21 e 31 anos.
De acordo com o delegado seccional, Mauro Gabriel, os trabalhos foram realizados pelo GOE depois de que diversas reclamações chegaram à Seccional sobre o barulho de som alto de veículos que circulam pela citada avenida ou que ficam estacionados até a madrugada, o que estaria causado os incômodos. Durante patrulhamento das viaturas, os policiais identificaram alguns veículos que estariam com o som ligado com alto volume. Segundo os boletins de ocorrência registrados, em alguns casos, o volume teria atrapalhado a comunicação via rádio entre as viaturas. Sendo os veículos abordados, os condutores identificados e encaminhados ao Plantão Policial da cidade. Depois disso, os veículos foram apreendidos para perícia.

Bateria
Em um dos veículos apreendidos, pertencente a um jovem de 21 anos, os policiais encontraram uma bateria pertencente a empresa de telefonia Claro. A suspeita é a que a bateria tenha sido furtada de alguma torre de transmissão da operadora, e revendida posteriormente. É comum, jovens usarem baterias auxiliares como fonte de energia para funcionar potentes equipamentos de som nos veículos, já que a bateria do carro não suporta a carga.
Consta no BO, que quando o jovem percebeu a aproximação da viatura, ele teria abaixado o volume do som, mas foi abordado pelos policiais. Durante a averiguação do veículo, os policiais civis encontraram a bateria auxiliar, que continha, inclusive, etiqueta da operadora Claro. O jovem deve responder pelo crime de receptação.
A Polícia Civil tem registrado nos últimos meses diversos casos de furto de baterias em torres de transmissão de telefonia. Somente a operadora Oi registrou recentemente o furto de 40 baterias, ocorridos em torres instaladas à margem de rodovias em Penápolis (12 baterias levadas), Coroados (12), Glicério (8) e Birigui (8). As baterias servem para manter o sistema da torre em funcionamento quando há interrupção no fornecimento de energia elétrica, atendendo exigência da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Som alto
Esta não é a primeira vez que moradores reclamam do alto volume de som em veículos na avenida João Antônio de Castilho.
Por conta de reclamações que já vinha ocorrendo, a Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana já havia fixado placas de proibição de estacionamento ao longo de alguns pontos da avenida durante a madrugada a fim de coibir que carros fiquem parados nestes pontos com som alto. Além disso, a reclamação de moradores se dá por conta do incômodo causado por jovens que ficam no local fazendo uso de bebidas alcoólicas e até drogas. O mesmo tipo de reclamação também já havia sido registrado na rua Antonieta Vilela Ferreira e na avenida Leandro Ratisbona de Medeiros onde o estacionamento de veículos também foi proibido na madrugada. Recentemente, reclamações também foram registradas por moradores na região central da cidade, onde existem bares, depósitos de bebidas e até uma loja de conveniência que estariam permanecendo abertos até de madrugada aos fins de semana, atraindo jovens para o consumo de bebidas.
A reclamação também se dava por som alto de carros e até mesmo o consumo de drogas nas proximidades. Segundo o delegado seccional, as operações para coibir este tipo de ação devem continuar na cidade. “Estamos recebendo muitas reclamações, por isso vamos manter estes trabalhos e determinados pontos da cidade a fim de coibir este incômodo, mantendo a tranquilidade nestas regiões”, finalizou Mauro Gabriel.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade