Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

25/10/2018

Início: Documentos raros e arquivos revelam a história de Penápolis

Imagem/Reprodução
Detalhes Notícia
Documento cria o Distrito de Paz Affonso Penna

DA REDAÇÃO

Hoje a “Princesa do Noroeste” completa mais um ano de fundação. A vila foi fundada em 25 de outubro de 1908. A história de Penápolis começou com a chegada dos Frades Capuchinhos, os principais responsáveis pela fundação da cidade. Segundo relatos da igreja católica em Penápolis, a presença deles na região remonta ao ano de 1906. Em 1907 Manoel Bento da Cruz - que loteava e vendia terras nesta região - conseguiu de Eduardo José Castilho cem alqueires de terra para os Capuchinhos no local denominado “Maria Chica”. Em 2 de setembro de 1908, Manoel Bento da Cruz escreveu uma carta para o Frei Bernardino de Lavalle, seu amigo, pedindo urgência na vinda dos Capuchinhos para a região. Ele dizia que “a casa está pronta; estação obtida; o patrimônio povoa-se; já temos cerca de 12 a 15 casas com um efetivo de cem almas mais ou menos”.  A Ordem enviou para as terras, em 21 de outubro de 1908, os freis Bernardino, Boaventura, Sigismundo de Canazei e José de Cassana. A fundação oficial do município ocorreu no dia 25 de outubro, quando Frei Bernardino celebrou a primeira missa da cidade. A moradia oficial dos frades foi construída em madeira e permanece de pé até hoje, sendo conhecida como a “primeira casa de Penápolis”, que está localizada à rua dos Capuchinhos, área central da cidade.
Apesar da fundação simbólica e histórica, foi somente em 1910, que o antigo Senado do Estado de São Paulo oficializou a criação do município de Penápolis.
Um ano antes, em 1909, o Congresso Legislativo do Estado de São Paulo criava, no município e comarca de Rio Preto o distrito de paz de Affonso Penna, com sede no povoado de Santa Cruz do Avanhandava como visto no documento. Criava-se o nome de “Pennapolis” em homenagem ao 6º presidente em exercício no Brasil. A relíquia, segundo consta, foi arquivada em 17 de setembro de 1909, ainda com grafias diferentes e o preenchimento peculiar à época e publicado pela antiga Sala das Comunicações em 13 de outubro do mesmo ano.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade