Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

20/08/2008

Imunização: Dia 30 tem mobilização para vacinar contra rubéola

Está marcada para o próximo dia 30 de agosto a grande campanha de mobilização para vacinar homens e mulheres de 20 a 39 anos contra a rubéola. Neste dia, um sábado, os postos de vacinação funcionam o dia todo, das 08h às 17h, para imunizar a população. A iniciativa é do Ministério da Saúde, que quer eliminar a doença do país. A expectativa do Governo Federal é imunizar 70 milhões de pessoas no Brasil. O lançamento da campanha de vacinação contra a rubéola aconteceu no último dia 09, aproveitando a data da segunda etapa da campanha de vacinação contra a paralisia infantil, porém o “Dia D” da campanha e sua intensificação ocorrerá em 30 de agosto. Em Penápolis a vacinação vem sendo feita com a aplicação da vacina dupla viral (contra sarampo e rubéola). Somente no dia 09 foram imunizadas 5.298 pessoas, perfazendo 27,9% da meta, que é 18.045 pessoas no município. A rubéola é uma doença infecto-contagiosa causada por vírus que atinge principalmente as crianças. Provoca sintomas como febre, manchas pelo corpo, dor nas articulações, perda de apetite e tosse.
A conseqüência mais grave ocorre quando a pessoa infectada é uma grávida. Nesses casos, a doença pode provocar aborto ou o nascimento de crianças com síndrome da rubéola congênita, que pode causar deficiência auditiva, lesões oculares (retinopatia, catarata e glaucoma), malformações cardíacas e alterações neurológicas (microcefalia, meningoencefalite e atraso do desenvolvimento neuropsicomotor).

Postos
Dependendo da localização a comunidade poderá procurar um dos seguintes postos de vacina: Macro I (Mutirão), Macro II (Centro) e Macro III (Santa Terezinha); Postinhos de Saúde da Vila Tóquio, Cidade Jardim, Vila Planalto, Del Rey, Sílvia Covas, Tropical, Jardim Pevi; supermercados Luzitana e Amália; pátio do Santuário São Francisco de Assis. Quem quiser se antecipar e tomar a vacina antes do dia de mobilização poderá se dirigir a qualquer Macro de Saúde. Para facilitar o acesso da população, até o dia 12 de setembro as Macros de Saúde estarão funcionando até mais tarde em determinados dias da semana. As Macros II e III (Centro da Cidade e Santa Terezinha) funcionarão das 07h às 19h todas as quartas-feiras; já a Macro I (Jardim Eldorado) funcionará das 07h às 19h todas as terças-feiras. Os postinhos funcionam no horário normal, das 07h às 17h. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade