Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

28/05/2010

Imigração Japonesa no Brasil comemora 102 anos com festividades

DA REPORTAGEM

Para comemorar os 102 anos da imigração japonesa no Brasil, acontecerá jantar dançante, dia 19 de junho, às 20h00, no Clube Kai-Kan. A organização do encontro festivo é  da Associação Cultural Nipo-Brasileira de Penápolis –ACNBP - que preparou várias atrações para esta data. A animação musical ficará a cargo da Banda “Bróders” de Lins e o jantar terá o seguinte cardápio: saladas harussame e legumes; pratos frios: sashimi, sushis futomaki e hossomaki e tofu; pratos quentes: yakissoba, tempura de legumes, shiro gohan e missoshiru; sobremesa: yokan, mandyu e chá. As bebidas, refrigerantes, água mineral e cervejas, serão oferecidas à parte. Foram colocados à venda 300 convites, ao custo de R$ 40,00 individual, e podem ser adquiridos com os associados, diretores e na secretaria do Kai-kan.

Cerimônia 
Uma cerimônia cívica que também assinalará as comemorações, ocorrerá no dia 18, alusiva ao Dia Municipal da Imigração Japonesa (Decreto Municipal nº 1469/07), promovida pela ACNBP e a Prefeitura Municipal de Penápolis. O evento está programado para o período da manhã, no Paço Municipal. Porém, à noite, no Cine Lúmine, haverá uma homenagem a cinco personalidades que contribuíram com o desenvolvimento da cidade, e a inserção dos nikkeys na comunidade penapolense, com apresentação de música, dança e shows da cultura japonesa. Os nomes dos homenageados, até o fechamento desta edição, não haviam sido divulgados.

Escola do Idioma
O envolvimento da cultura japonesa em Penápolis terá um reforço, a partir do próximo mês, com a Escola de Língua Japonesa de Penápolis, que contará com o trabalho de um professor voluntário da JICA  (Japan International Cooperation Agency) do Japão. Segundo Arata Assami, presidente da ACNBP, a medida aumentará a participação de crianças, filhos de sócios e não sócios. “Poderemos trabalhar com professores da rede municipal de educação, para motivar os alunos com aprendizagem de algumas palavras ou frases em japonês, para que identifiquem semelhanças e diferenças entre as duas línguas e culturas (inserção no mundo globalizado)”, observou Arata.

Consul
O Consul Geral do Japão em São Paulo, Kazuaki Obe, em distinta e honrosa mensagem, justificou, sua ausência nesta data, devido agenda oficial relativa à comemoração dos 102 anos da imigração japonesa. Na mensagem, descreve com muito carinho e emoção a difícil luta dos primeiros imigrantes na região noroeste do nosso estado, mas que passados 100 anos, Penápolis e região mostram um progresso fantástico, creditado ao trabalho humilde e silencioso dos japoneses,  parte dessa grande transformação. “Ele reconhece e agradece à Prefeitura Municipal de Penápolis pelo decreto que fixou o dia 18 de junho, como o Dia do Imigrante Japonês, desejando saúde e felicidade a cada um dos penapolenses,  bem como, progresso cada vez mais intenso à cidade”, finalizou Arata. (SRF)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade