Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

01/07/2008

Imigração Japonesa: Exposição de fotos e objetos abre hoje na Biblioteca

Acontece hoje, 01, às 20h na Biblioteca Pública Municipal Prof. Fausto Ribeiro de Barros, em Penápolis, a abertura da exposição “100 anos da Imigração Japonesa no Brasil – Imagens de um caminho inverso feitas sob a ótica brasileira”. A iniciativa é realizada em parceria pela Biblioteca Municipal e o Museu Histórico e Pedagógico “Memorialista Gláucia Maria de Castilho Muçouçah Brandão”.
A exposição é composta por fotos do penapolense Marco Tulio Arantes Abe, que atualmente mora no Japão. Formado em Tradução Inglês/Espanhol pela Unesp – Universidade Estadual Paulista – de São José do Rio Preto, o também fotógrafo fez o caminho inverso de seus avós japoneses em 1990, e hoje mora e trabalha para o governo japonês em Tóquio.
Nesta exposição também poderão ser vistos objetos relacionados à imigração japonesa pertencentes ao acervo do Museus Histórico de Penápolis.
De acordo com Marco Abe, a idéia das fotos nasceu da vontade de captar imagens que seduzissem qualquer estrangeiro em contato pela primeira vez com a cultura milenar japonesa. Vivendo há muitos anos no Japão, ele sentiu que aos poucos foi perdendo “esse olhar estrangeiro”, tanto pela correria do dia-a-dia, quanto pela assimilação da cultura. Foi então que começou uma tarefa, segundo ele gostosa e apaixonante, de ir atrás de cenas típicas do cotidiano japonês.
“Espero poder transmitir toda beleza e delicadeza do país que tanto me fascina e que me acolheu de braços abertos”, disse Marco Abe.
A visitação à exposição poderá ser feita até o próximo dia 25 de julho, no horário de funcionamento da Biblioteca Municipal (das 08h às 21h), de segunda a sexta-feira. Grupos interessados podem agendar visitas monitoradas entrando em contato como Museu Histórico pelo telefone 3652-7034, falar com a diretora Alessandra Nadai. A entrada é de graça. Secom – PMP

Fotos expostas são do penapolense Marco Abe, que em 1990 fez o caminho inverso de seus avós japoneses e hoje mora e trabalha em Tóquio

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade