Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

30/05/2020

Igreja Católica se manifesta pela flexibilização de missas

Imagem/Arquivo DIÁRIO
Detalhes Notícia
As paróquias que optarem pela retomada das celebrações terão que seguir outras orientações

DA REPORTAGEM

A igreja católica da Diocese de Lins emitiu, nesta sexta-feira (29) uma nota orientativa sobre a prevenção ao coronavírus e abertura gradual e parcial de algumas atividades religiosas na Diocese, que abrange o município de Penápolis e microrregião. A nota, que é assinada pelo Bispo Diocesano, Dom Francisco Carlos, pelo Vigário Episcopal, Padre Edenilson Roberto Pinto, e o Chanceler do Bispado de Lins, Padre Washington Lair Urbano Alves, manteve suspensas as celebrações de Corpus Christi, mas liberou o retorno gradual de missas conforme respectivos decretos municipais, entretanto, a orientação é de que as atividades iniciem apenas a partir do final de semana de 6 de junho.
A nota informa que cada município da diocese deve seguir os decretos locais para a retomada da celebração pública da missa, considerando o número de fiéis, distanciamento entre as pessoas, uso obrigatório de máscaras e outras orientações de saúde. Apesar disso, a igreja proíbe ainda o cumprimento físico entre as pessoas antes, durante e após as celebrações.
A nota manteve orientação de suspensão das celebrações presenciais de Corpus Christi, prevista para o dia 11 de junho, além das celebrações de padroeiros e procissões, porém, liberou a realização de celebrações fechadas com transmissões pela internet. 
As paróquias que optarem pela retomada das celebrações terão que seguir outras orientações. A entrega da Sagrada Comunhão, por exemplo, somente poderá ser feita em mãos.
O espaço usado após a celebração também deve ser higienizado e, onde for conveniente, poderá ainda se estender os horários de missas, oferecendo mais opções aos fiéis de participação e se evitando maiores aglomerações. 
Entre outras recomendações, a Diocese de Lins também reforçou que permanecem suspensas as reuniões, retiros, grupos de oração, confissões, catequese e outras atividades pastorais.
Além disso, o Bispo reforçou em nota o momento de solidariedade entre os fiéis. “Incentivem a arrecadação de alimentos aos pobres e necessitados, é tempo de solidariedade e união de esforços”, trouxe a nota.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade