Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

21/02/2016

IDESP: Após superar índice escola terá reportagem na TVTem

Imagem/Carlos Netto
Detalhes Notícia
Equipe da TVTem, afiliada da Globo, acompanhou as atividades nas salas de aulas

DA REPORTAGEM

A TVTem , afiliada da Globo em São José do Rio Preto, acompanhou na última semana as atividades desenvolvidas por alunos, professores e equipe gestora na EE Augusto Pereira de Moraes, em Penápolis,  que conseguiu atingir números expressivos no Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo), que foi 8.76, conforme divulgou a própria direção da unidade. A reportagem sobre o trabalho desenvolvido será divulgada nos próximos dias, em telejornais da emissora.
Durante permanência na escola a reportagem ouviu professores, alunos, pais, a diretora e professora Jandinéia Fernandes e o dirigente regional de Ensino, Prof. Lucinei Aparecido Euzébio e acompanhou os alunos durante as atividades. A emissora teve a oportunidade de verificar, in loco, a aplicação da proposta pedagógico que deu condições para que a unidade superasse a meta do Idesp. A proposta está baseada no “Ler e Escrever” e “EMAI” - ensino de matemática nos anos iniciais, tendo como foco principal construir a competência leitora/escritora dentro da leitura.
Segundo a diretora, Jandinéia Fernandes, diversos projetos e ações são colocados em prática, como sacola viajante, com diferentes gêneros textuais que o aluno leva para casa e reúne a família em torno da leitura. Nesse aspecto, mas na escola, os professores lêem as histórias e o aluno passa a conhecer mais autores, gêneros e apreciar os textos literários. “Também temos leitura colaborativa, que auxilia o aluno a construir o sentido de teatro. Isso facilita a compreensão”, explicou a diretora, destacando ainda a aplicação do cantinho de leitura, da gelateca (geladeira com livros), entre outras ações.

Equipe
Ao expressar satisfação com os resultados obtidos, a diretora ressaltou que isso é fruto de muito trabalho e só foi conquistado graças à equipe coesa, unida, e da pouca rotatividade de professores. “Aqui os funcionários, todos eles, são prestativos e não medem esforços para ver a escola crescer e ser valorizada. Temos pais presentes, assíduos no acompanhamento do nosso trabalho e de seus filhos, portanto, isso nos garante resultados como esses”, destacou. O trabalho de mediação também é outro ponto importante no trabalho, sendo focada a assiduidade (presença do aluno) e, segundo a equipe gestora, isso “é acompanhado perto e se ocorre algum problema, busca-se uma solução para evitar que o aluno perca dias letivos e tenha dificuldades no aprendizado”.

Apoio
A escola conta, em seu quadro, com professores readaptados que auxiliam diretamente alunos que ainda tem alguma dificuldade (déficit de aprendizagem), através da sala de recursos. O trabalho em sala de aula, segundo a equipe gestora, é outro fator importante para o aprendizado. “Aqui o professor circula o tempo todo entre as carteiras, auxiliando e intervindo pontualmente quando percebe alguma dificuldade do aluno. Isso é aplicado em todos os anos”, informou a diretora. Existe também o acompanhamento da equipe gestora em salas de aulas, dando suporte necessário para que ele (professor) desenvolva seu trabalho dentro das expectativas curriculares.
 Existe ainda o circuito de atividades, aplicado semanalmente, para auxiliar no processo de aprendizagem que, de forma lúdica, oferece aos alunos uma condição mais prazerosa de conhecer e aprender. Ainda existem as salas ambientes, com atividades de matemática, arte, jogos, informática, entre outras ações importantes nesse processo de ensino. Os alunos têm a oportunidade de conhecimentos extras, quando saem da escola para visitas em museus, no circuito literário, Centro de Educação Ambiental, Flora Tietê, Zoológicos, entre outros.
Como a escola funciona em período integral, o da tarde é direcionado para que o professore complemente de maneira mais lúdica o aprendizado, existindo uma parceria entre o ciclo básico e componente curricular. A formação dos professores também é importante, sendo os ATPCs realizados de forma coletiva e com formação continuada. No ATPC colaborativo de estudo (EMAI) são colocados em prática as parcerias (duplas), que fazem a rotina semanal.
Nos intervalos humanizados (recreios) são oferecidas, além de uma merenda de qualidade, atividades como brinquedos educativos, mesas de ping pong e pebolim, dois aparelhos de TV, cantinho e árvores da leitura, entre outras brincadeiras que auxiliam os alunos na convivência escolar.

Saresp
A equipe gestora destacou a importância da prova do Saresp (Sistema de Avaliação e Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), baseadas no Ler Escrever e EMAI, cujos resultados são reflexos do que é ensinado na sala de aula. Durante as provas essas habilidades são cobradas, com alunos utilizando na íntegra o seu tempo. “Eles (alunos) já aprenderam que não podem fazer a prova rapidamente; que precisam ler mais de uma vez, grifar as informações importantes e a analisar todas as alternativas”, destacou a diretora da escola, esperando que a escola continue oferecendo um ensino de qualidade aos seus alunos.

(Carlos Netto)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade