Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

23/08/2016

Ideias são discutidas na 5ª Conferência Municipal de Cultura

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
O encontro foi realizado no CEU das Artes e contou com a presença de diversas pessoas

DA REPORTAGEM

A Secretaria Municipal de Cultura divulgou as propostas apresentadas e discutidas no último dia 11 durante a realização da 5ª Conferência Municipal de Cultura.
O evento, foi realizado no Centro das Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes) “Maurílio Galoppi” e encerrou ainda a 3ª Semana de Museus de Penápolis.
De acordo com o secretário de Cultura, Luiz Colevati, a Conferência de Cultura deve ser vista pela população como a oportunidade de participar ativamente das decisões relacionadas às artes na cidade. “Esta é a oportunidade da população discutir, junto ao poder público, a melhor forma de se trabalhar a Cultura em nossa cidade”, comentou. Entre os assuntos está a criação do Sistema Municipal de Museus, que foi discutido e aprovado durante a conferência. “Penápolis possui potencial para explorar o turismo cultural e precisa trabalhar de forma eficaz este lado”, explicou Colevati.
Estiveram presentes à Conferência artistas penapolenses, estudantes, professores, profissionais da área cultural, além da população em geral que se interessa pelo assunto. O encontro serviu ainda como a oportunidade para se discutir e reavaliar o Plano Municipal de Cultura (demanda atual e atualização do Plano). Para ajudar no debate de ideias esteve presente o Diretor do Grupo Técnico de Coordenação do Sisem (Sistema Estadual de Museus São Paulo), Davidson Panis Kaseker, que falou sobre o tema “Cultura, Turismo Cultural e Sistema de Museus”.

Confira as propostas apresentadas na 5ª Conferência de Cultura:

1- Transferir a Pasta do Turismo, vinculada a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Turismo, para a Pasta da Secretaria Municipal de Cultura, juntamente com a dotação orçamentária referente ao Turismo, passando a denominar-se Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

2- Criar o Sistema Municipal de Museus.

3- Criar o Núcleo Municipal de Artesanato e Artes Manuais.

4- Alterar o item XX do art. 2º, cap II, da Lei Municipal nº 1799, de 19/12/2011; para: XX. Fomentar a formação e permanência de grupos artísticos no município e visar o desenvolvimento e consolidação dos Núcleos de Teatro, Dança, Música, Artesanato e Artes Manuais e Artes Visuais, enquanto mecanismos de transformação social.

5- Estabelecer parcerias com as Instituições Educacionais Públicas e Privadas do Município e a Secretaria Municipal de Saúde a fim de realizar o Censo Cultural para a criação do Cadastro Cultural Municipal.

6- Estabelecer parcerias entre as Secretarias e Autarquias Municipais

7- Criar mecanismos, através de parcerias com as Instituições Públicas e Privadas a fim de ampliar o acesso às ações dos equipamentos culturais.

8 - Estabelecer parcerias com Instituições Públicas e Privadas a fim de desenvolver atividades diversificadas nos Bairros da cidade, que terão como objetivos primordiais o envolvimento familiar, a descoberta e o estímulo de novos artistas, garantindo a democratização e acesso a Cultura a todos os cidadãos.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade