Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

07/09/2018

IDEB: Penápolis tem desempenho acima da média nacional

Imagem/Arquivo DIÁRIO
Detalhes Notícia
O IDEB é o principal indicador da qualidade da educação básica no Brasil, onde Penápolis conseguiu bons resultados

DA REDAÇÃO

Na última segunda-feira (03) o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), divulgaram os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Segundo os apontamentos oficiais, as escolas públicas estaduais e municipais de Penápolis, mais uma vez, destacam-se no Estado de São Paulo pela qualidade da educação pública. Tanto a rede municipal quanto a rede estadual conquistaram bons resultados. Vale ressaltar que Penápolis é uma das poucas cidades do Estado cujas escolas públicas vêm registrando crescimento em todas as edições.
O IDEB é o principal indicador da qualidade da educação básica no Brasil. A cada dois anos, em uma escala que vai de 0 a 10, calcula o desempenho das escolas públicas e privadas do país no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, a partir de questões aplicadas aos alunos em provas de Língua Portuguesa e Matemática, considerando também evasão escolar e da taxa de aprovação.
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é composto por um conjunto de avaliações externas em larga escala que permitem ao Ideb realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de alguns fatores que podem interferir no desempenho do estudante, fornecendo um indicativo sobre a qualidade do ensino ofertado. 
As escolas de Penápolis e das cidades que compõem a Diretoria de Ensino – Região de Penápolis têm os melhores índices de toda região nas três modalidades de Ensino da Educação Básica.
Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, etapa que vai do 1.º ao 5.º ano, a rede municipal alcançou a média de 6,8. Já na rede estadual a média foi 7,0 (numa escala que vai de 0 a 10).  Já nos anos finais do Ensino Fundamental, que vai do 6º ao 9º ano, apesar da meta não alcançada, os índices avançaram. A média foi 4,9.
A Diretoria de Ensino - Região de Penápolis não alcançou a meta 5,2 que era esperada. Somente a Escola Estadual Joana Helena de Castilho Marques obteve 5,2 nos anos finais do Ensino Fundamental. 
Em relação ao Ensino Médio, etapa mais crítica, o índice foi divulgado apenas por município. Foi pela primeira vez que o MEC divulgou a nota por município no Ensino Médio. Nessa modalidade, as escolas da região de Penápolis também se destacaram. 
A média obtida foi de 4,1, bem acima da média do Estado de São Paulo 3,8 e da média nacional com 3,5. Para o Dirigente de Ensino de Penápolis, Lucinei Aparecido Euzébio, os resultados são frutos da dedicação dos professores. “Eles não medem esforços para mediar e acompanhar nossos alunos no processo de aprendizagem. Gostaria de agradecer a dedicação dos nossos alunos, de suas famílias, e de todas as equipes de apoio, de gestão e de supervisão, tanto nas escolas como na Diretoria de Ensino. Os resultados positivos são consequências de um trabalho intenso e coletivo e nos motivam para trabalhar mais e melhor em prol da Educação Pública de Qualidade”. 
O professor Luiz Cláudio Tonchis, Especialista em Educação e Diretor da EE Joana Helena de Castilho Marques, também analisa de forma positiva os resultados de Penápolis e região. 
Segundo ele, os resultados permitem comemorar os bons resultados, mas também aumentam a responsabilidade de todos para consolidar e avançar nessas conquistas divulgadas. “Por meio de provas e questionários, aplicados periodicamente pelo Inep, o Saeb permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada em cada escola, de modo a oferecer subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas com base em evidências. As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos”, explicou Tonchis. 

(AI/DE-Penápolis)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade