Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

27/03/2007

I Encontro de Trabalhadoras Domésticas reúne expressivo número de participantes

Detalhes Notícia

Arci L. Almeida

 

O primeiro encontro de Trabalhadoras Domésticas que aconteceu sábado, no auditório da Câmara Municipal, foi revestido de pleno êxito. Embora não houvesse a presença maciça da categoria, mas um número considerável compareceu e ouviu atentamente os pronunciamentos da noite. O prefeito João Luis dos Santos deu as boas vindas às trabalhadoras e aos demais presentes. Em seguida a presidente do Fundo Social de Solidariedade, a primeira dama do município, Renata Buranello dos Santos, abriu o Encontro destacando o apoio do Fundo Social a esta iniciativa das trabalhadoras e trabalhadores domésticos e explicou que serão oferecidos cursos de capacitação e especialização para estas trabalhadoras entre outras atividades que serão programadas posteriormente.

Presenteada com flores, Ângela Fernandes, trabalhadora doméstica e idealizadora deste primeiro encontro, disse que “esta oportunidade foi importante para incentivar a participação de todas as trabalhadoras domésticas nos demais encontros que serão realizados, visando sempre a troca de experiências, confraternização e reciclagem”.

Também prestigiaram o encontro, os secretários municipais, Suria Abucarma, Paulo Sérgio Barroso de Castro, Eder Fonzar Granato, Francisco Gomes Garcia, Clésio Tomazini, Dirceu Araújo do Vale e Claudilei Rodrigues da Rocha. Representando a Câmara Municipal o vereador José Santino.  

 

Pronunciamentos

Visando encorajar as trabalhadoras, Marcos Camillo, farmacêutico e consultor, falou sobre a valorização do trabalho desta categoria elevando a auto-estima de cada uma, proporcionando às presentes momentos de introspecção e descontração. Abordando temas sobre o retorno aos estudos resultando num importante aprendizado para a prática do trabalho doméstico, também falaram os diretores de escolas penapolenses João Batista de Godoy e Peter Spinoza Montenegro. Diversas funções caracterizam o trabalho doméstico, “além do que já conhecemos como motorista particular, mordomo, jardineiro, piloto de avião particular, etc.”, explicou Godoy. A professora e coordenadora do programa municipal de Educação de Jovens e Adultos, Suzana Scardovelli, falou sobre as escolas onde funcionam os cursos de ensino fundamental e médio e convidou as trabalhadoras para que façam um dos cursos disponíveis.

Finalizando, a jornalista Tânia Pinheiro, diretora do Diário de Penápolis, representando os empregadores, falou que “é preciso estabelecer no relacionamento do trabalho doméstico confiança, honestidade e respeito, e ambas as partes possuem deveres e direitos a serem observados com vistas ao aprimoramento desta convivência tão singular”.

Um concorrido sorteio de brindes gentilmente doados por comerciantes da cidade premiou muitas mulheres. Logo após o encerramento do encontro, um ônibus conduziu algumas pessoas até a sede da Terceira Idade onde acontece semanalmente o baile.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade