Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

18/11/2011

Hospital de Câncer: Penápolis quer continuar com atendimento em Barretos

Arquivo/DIÁRIO
Detalhes Notícia
Casa de Apoio de Penápolis em Barretos será inaugurada em dezembro

DA REPORTAGEM

 

A Casa de Apoio de Penápolis em Barretos, que deve ser inaugurada no próximo mês, poderá ser ocupada somente durante 2012, pois cerca de 90% dos pacientes da cidade que precisarem do tratamento no Hospital de Câncer de Barretos nos próximos anos, devem ser remanejados para a unidade do hospital que está sendo ampliada em Jales, distante 167 quilômetros de Penápolis. Segundo a direção do hospital, o objetivo da transferência é de ‘desafogar’ o grande número de atendimentos realizados diariamente em Barretos, diminuindo a fila de espera dos pacientes.

De acordo com Roger Dib, gerente administrativo, a unidade de Jales, conta com atendimento ambulatorial, oncologia clínica, radioterapia, diagnóstico por imagem, pequenas cirurgias, endoscopia, colonoscopia, exames laboratoriais e preventivos. Ele explicou que a unidade está sendo ampliada para realizar os mesmos atendimentos que o hospital de Barretos, e que será iniciada a transferência a partir de fevereiro do ano que vem.

"Os atendimentos que já estão sendo feitos em Barretos serão mantidos, mas futuramente, os pacientes que forem encaminhados para tratamentos no hospital serão remanejados para Jales, que manterá a mesma estrutura de internação, Pronto Socorro, UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), além de outros", comentou. Segundo Roger, apenas os casos mais graves ainda permanecerão no hospital de Barretos, como o transplante de medula óssea. "Mesmo assim, poucos pacientes de Penápolis serão encaminhado para Barretos, os demais casos irão todos para Jales, uma vez que teremos a mesma qualidade de atendimento e equipamentos, beneficiando os pacientes, pois a distância de Penápolis àquela cidade é menor", ressaltou.

A mudança no atendimento aos pacientes será a longo prazo, a diretoria do hospital acredita que o índice de 90% de atendimento em Jales deve ser atingido somente em 2013. Hoje, muitos pacientes de Penápolis já estão sendo encaminhados para àquela cidade, as mudanças já estão ocorrendo. Além da região noroeste do Estado, a nova unidade atenderá também pacientes dos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

 

Casas de Apoio

Roger explicou à reportagem do Diário que outras cidades que possuem casa de apoio em Barretos já desativaram suas unidades com o objetivo de construir em Jales. Segundo ele, algumas delas já manifestaram satisfação pela mudança definitiva para o novo hospital, pois o atendimento estava dividido, algumas prefeituras estavam transportando pacientes para as duas cidades.

"Com esta mudança facilitaremos o trabalho, pois todos se deslocarão somente para Jales, e os pacientes percorrerão uma distância menor para serem atendidos com a mesma estrutura e qualidade de Barretos", concluiu.

 

Reviravolta

Ontem, a reportagem do Diário entrou em contato com o presidente da Associação dos Amigos da Casa de Apoio em Barretos, vereador e radialista Célio de Oliveira, que coincidentemente, havia acabado de sair de uma reunião com membros da diretoria geral da fundação Pio XXII, gestora do Hospital de Câncer de Barretos, onde solicitou que o atendimento aos penapolenses continuasse naquela unidade. Célio disse que apresentou o pedido, devido à recente construção da Casa de Apoio em Barretos que oferecerá uma infra-estrutura qualificada para receber os pacientes.

Segundo ele, os diretores do hospital entenderam que o melhor para os penapolenses é permanecer com o tratamento em Barretos. "A diretoria imaginava que a distância de Penápolis a Jales, fosse bem maior do que o hospital de Barretos, enquanto que são apenas 20 quilômetros a menos, e isto não prejudica os pacientes, ao contrário, eles continuarão recebendo atendimento no mesmo hospital, referência em todo o país e poderão contar com a comodidade da estrutura da nossa Casa de Apoio", explicou. Célio também destacou que os pacientes devem ficar tranqüilos, pois as resoluções estão acontecendo da melhor maneira possível. "Os argumentos para a permanência do tratamento dos penapolenses em Barretos foram convincentes, e a diretoria do hospital concordou que a estrutura que será oferecida na Casa de Apoio de Penápolis é realmente muito boa, e que iriam se reunir novamente para decidir, provavelmente a nosso favor".

A Casa de Apoio será inaugurada no dia 17 de dezembro, "estamos muito ansiosos por isso, pois temos a certeza de que será algo favorável à população que necessita deste espaço, e assim, vamos, finalmente, concluir esse sonho, proporcionando melhores condições de estadia para os penapolenses que buscam atendimento em Barretos", finalizou. (Rafael Machi)

 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade