
CADERNOS


VÍDEOS

CLIMA
fale com o DIÁRIO

+55 (18) 3652.4593


Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
CIDADE & REGIÃO
04/10/2009
Hortas Comunitárias são apresentadas em congresso na Argentina
O secretário municipal de Agricultura Abastecimento e Meio Ambiente de Penápolis, Eder Fonzar Granato, recebeu recentemente um convite para publicar um estudo de sua autoria, denominado Agricultura Urbana, durante um congresso na Universidade de Buenos Aires, Argentina. Tal participação se deu no final de agosto, na Faculdade de Ciências Econômicas daquela cidade. De acordo com Eder, o Congresso “A construção de Conhecimentos e Práticas Sobre a Economia Social e Solidária na América Latina e Canadá” recebeu trabalhos de pesquisadores de mais de 15 países da América Latina e Canadá. “Nosso trabalho que foi apresentado durante o evento teve como assunto principal a Agricultura Urbana realizada no município de Penápolis, baseado na prática das 70 Hortas Comunitárias existentes na cidade”, comentou o secretário. “Estas hortas estão estrategicamente no perímetro urbano para fornecer alimentação de qualidade para a população de baixa renda. Com isso passamos a ser exemplos para vários países da América Latina”, acrescentou Granato. Ele afirmou que a prefeitura busca constantemente a integração dos moradores de cada bairro para a participação global nas hortas; a intenção é inserir socialmente as pessoas e melhorar a qualidade de vida incentivando práticas saudáveis como o cultivo de hortaliças e ervas medicinais. “Toda a produção é direcionada para o próprio consumo dos participantes, reduzindo assim os custos na aquisição dos alimentos”, disse.
Visitas
Eder Granato revelou que as unidades do projeto recebem visitas de representantes de várias localidades que vêm em busca de informações para implantação do projeto nos seus municípios. “Desta forma estamos colaborando diretamente para que trabalhos deste nível sejam difundidos e implantados, praticando a responsabilidade social na busca da qualidade de vida”, comemorou o secretário. Para viabilização do projeto, a prefeitura fornece à população as áreas para implantação das hortas, mudas, sementes, adubo, apoio técnico e demais insumos necessários para a melhoria da produtividade. Também existe uma parceria com o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), onde o composto orgânico produzido pela moagem dos galhos que sobram da poda de árvores urbanas é repassado para utilização nos canteiros como fertilizante. “Esta ação vai ao encontro dos princípios de sustentabilidade do projeto Agricultura Urbana”, frisou Granato. “Vale a pena conhecer nossas hortas comunitárias. Estamos sempre à disposição na secretaria de Agricultura para mais esclarecimentos”, concluiu. Secom – PMP
CIDADE E REGIÃO
Tutores de cães são condenados por ataque contra mulher
CIDADE E REGIÃO
Morre jovem que sofreu acidente ao conduzir moto na contramão na rodovia Marechal Rondon
CIDADE E REGIÃO
Barbosa adere a programa de consórcio regional
Imagens da semana
© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.