Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

23/10/2016

Hortas Comunitárias: Reorganização retoma origem do projeto

Imagem/Secom – PMP
Detalhes Notícia
Um dos destaques do Projeto é a horta do bairro Santa Leonor que foi inaugurada em junho e já tem grande produção

Com o objetivo de retomar as origens do projeto, as Hortas Comunitárias de Penápolis passam por um projeto de reorganização e revitalização. Alguns destes espaços estão sendo otimizados, aproveitando ainda mais as áreas de ocupação, obtendo maior participação dos moradores. Atualmente, a cidade conta com 50 hortas comunitárias, que beneficiam mais de 1.200 famílias.
Um dos aspectos que está sendo melhorado pela coordenação do projeto é a questão do subaproveitamento dos espaços. Segundo o secretário municipal de Agricultura, o engenheiro agrônomo Arata Assami, em algumas hortas havia poucas famílias usufruindo dos canteiros, e em outras, havia grande acúmulo de material e plantio de vegetais irregulares.
Um dos exemplos de reorganização é a horta localizada no Jardim São Francisco. “Inicialmente tínhamos apenas cinco famílias participantes. Com a reorganização, conseguimos atrair novos moradores e hoje contamos com 19 famílias, todas cultivando seus canteiros e com excelente produção de hortaliças”, destaca o secretário Arata.

Objetivo
O secretário também explica que as hortas comunitárias têm a finalidade de reunir as famílias na produção de hortaliças, sem a finalidade de venda, para melhorar a alimentação familiar e estimular a convivência entre os moradores.
“São produtos orgânicos produzidos pelas famílias, com a orientação da Prefeitura, para serem consumidos pelas próprias famílias ou distribuídos para a comunidade. As hortas aliam a integração e a cooperação entre os moradores, com uma alimentação de boa qualidade com reflexos diretos na saúde”, afirma.
Uma das estratégias para reorganização o Projeto é orientar os participantes e melhorar o relacionamento entre eles. É o que explicou o coordenador geral do projeto Hortas Comunitárias, José Caetano Rebesco.
“Temos realizados reuniões com os coordenadores e vice-coordenadores para que possam estabelecer regras para a convivência, além de seguir estritamente o regulamento que estabelece as regras do plantio. A horta é um local de trabalho diário, onde é preciso se relacionar e fortalecer os laços de amizade e cooperação entre os membros”, afirma o coordenador.
Implantada em junho deste ano, a horta do bairro Santa Leonor é um destaque de participação e qualidade. “Este espaço já foi implantado dentro desta proposta de retomar a origem. Atualmente temos uma produção bastante positiva dos moradores”, disse Caetano.

Sementes
Também como parte da reestruturação do projeto, a Secretaria Municipal de Agricultura Abastecimento e Meio Ambiente recebeu sementes de diversas espécies de hortaliças da Codeagro (Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios), órgão da Secretaria Estadual. Segundo o secretario de Agricultura, são sementes de escarola, alface de diversos tipos, beterraba, entre outras. “São hortaliças que ainda não são produzidas em nossas hortas. Iremos dividi-las para distribuir para os participantes do projeto”, confirma.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade