Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

13/04/2008

Hortas Comunitárias: Prefeitura adquire kits de sementes para entregar às famílias participantes

A Prefeitura de Penápolis, através da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, fez a aquisição de mil kits contendo sementes e adubos que serão entregues para todas as famílias que participam do Projeto de Hortas Comunitárias a partir da próxima semana. De acordo com o técnico agrícola responsável pelo projeto, Márcio José de Farias, o prefeito João Luis vai entregar os kits exatamente na época correta para o plantio, no início do outono. “A segunda quinzena de abril é o período ideal para o início da safra”, explicou. “A entrega dos kits acontece todos os anos e é o pontapé inicial para que as famílias comecem a plantar alimentos de qualidade e assim continuam as atividades nas hortas durante o ano todo”, completou. A expectativa é que todos os kits sejam entregues em apenas uma semana nas 53 Hortas Comunitárias do município. Cada família receberá um kit contendo quatro quilos de calcário dolomítico que corrige a acidez do solo; um quilo de adubo 4-14-8 e sete qualidades de sementes próprias para o plantio desta época do ano, como alface, cenoura, beterraba, almeirão, rabanete, salsa e rúcula.

 

Trabalho em conjunto

Todo o processo de separação das sementes, adubo e calcário para embalagem demorou cerca de três semanas e foi feito em conjunto, pelo chefe de serviço da Secretaria de Agricultura, Wilson Dias Lopes; pelo técnico em agropecuária, Onésimo Furlaneto Tomé; o técnico agrícola Márcio de Farias e a funcionária Maria Dejanira de Almeida Felipe. Segundo explicou o técnico agrícola Márcio de Farias, cada kit possui o suficiente para plantar 50 metros quadrados de canteiro, sendo que cada família participante do projeto tem em média 30 metros quadrados de canteiro para ser utilizado. “Se as sementes forem utilizadas de maneira correta, obedecendo o espaço necessário para o plantio, a família pode ter hortaliça o ano todo”, completou. A novidade implantada recentemente pela Administração no projeto da Horta Comunitária é a entrega de sacos de adubo orgânico (esterco) para melhorar a produção das famílias participantes. O serviço é feito pelo funcionário da Secretaria de Agricultura, José Antônio,  que informou que setembro a março, já entregou mais de 7.300 sacos de adubo orgânico para todas as hortas comunitárias, sendo que a meta até o final do ano é conseguir transportar 12 mil sacos. 

 

Projeto Social

O secretário de Agricultura, Éder Fonzar Granato, destacou o caráter social do projeto. “Esse é o maior projeto social da Prefeitura de Penápolis. Ao Todo são 53 Hortas Comunitárias que abrangem cerca de mil famílias diretamente e mais de cinco mil pessoas são beneficiadas indiretamente”, comentou. Anualmente são produzidos cerca de 400 mil quilos de verduras e legumes que vão para a mesa das famílias penapolenses. Conforme explicou o secretário, a Prefeitura não é obrigada a doar os kits de sementes e adubos, entretanto é uma prática que já vinha sendo feita e que ele se sente motivado em poder contribuir com as famílias. “O projeto Horta Comunitária mantida pela atual administração além de fornecer alimentação de alta qualidade à população de baixa renda, também desenvolve a participação dos munícipes diretamente no desenvolvimento sustentável, buscando assim cumprir uma meta básica para a preservação do meio ambiente em nossa cidade”, concluiu Éder Granato. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade