Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

23/01/2008

Horta produz mandioca de um metro

Além de contribuir com uma alimentação de qualidade para as famílias participantes do projeto, as Hortas Comunitárias de Penápolis têm surpreendido a população com o cultivo de tubérculos gigantes. Dessa vez, a Horta Comunitária do Jardim Del Rey produziu uma mandioca de mais de um metro de comprimento.
O dono do pé de mandioca é o cortador de cana Afonso Machado Lima, 61 anos, mais conhecido na comunidade como Mineiro; ele foi um dos fundadores da Horta Comunitária do Jardim Del Rey, em 1995, ano em que foi implantada. Sua esposa, a dona-de-casa Maria de Fátima dos Santos, 49 anos, contou que Mineiro foi arrancar o pé de mandioca para dar uma muda à vizinha e quando puxou, saiu o tubérculo daquele tamanho. “Foi a primeira vez que colhemos uma raiz tão grande”, comentou a esposa. Dona Maria de Fátima disse que vai usar a mandioca para fazer uma suculenta sopa para a família. “Apesar do tamanho ser anormal, acredito que a consistência e o sabor da mandioca não alterou”, analisou. Atualmente, a Horta Comunitária do Del Rey atende 65 famílias que possuem canteiros onde produzem diversos tipos de verduras, legumes e ervas medicinais. Os trabalhos na horta são coordenados pela munícipe Ervinda Maria Borges de Oliveira, 50 anos, que também foi uma das fundadoras do projeto no bairro.

Curiosidades
Essa não é a primeira vez que a Horta Comunitária do Jardim Del Rey produz alimentos de tamanhos gigantes. Em agosto de 2003, foi registrada e divulgada pela mídia regional a colheita de um chuchu com 8,6 quilos. No ano passado, a Horta Comunitária do Residencial Boa Vista produziu em um de seus canteiros uma beterraba de 3,5 quilos, sendo que no ano anterior, já havia colhido outra de mais de dois quilos. O Projeto Horta Comunitária é mantido há vários anos pela Prefeitura de Penápolis, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente e conta com 54 unidades em diferentes bairros da cidade. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade