Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

19/06/2016

Horta ajuda no relacionamento e educação de alunos

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
Horta da escola é cultivada e cuidada pelos próprios alunos

DA REPORTAGEM

Um projeto desenvolvido pela Escola Estadual Augusto Pereira de Moraes, de Penápolis, tem agradado aos 280 alunos que ficam na escola em período integral. Graças à dedicação da direção escolar, professores, funcionários, dos próprios alunos e até mesmo da comunidade, a merenda escolar passou a ser ainda mais saudável e com qualidade no prato dos alunos. Uma horta foi criada dentro da escola e todas as verduras produzidas no local passaram a ser consumidas por eles. De acordo com a diretora, Jandineia Aparecida dos Santos Fernandes, os resultados têm sido muito positivos e o consumo de verduras aumentou consideravelmente pelos alunos.
Ela explicou que a ideia de se criar uma horta na escola sempre existiu, mas que o projeto não havia sido concretizado até então porque se tornava inviável os cuidados necessários. “Não tínhamos pessoas para cuidar da horta, já que além dos cuidados com o plantio, tínhamos que pensar também nos cuidados com adubos, na hora de aguar os canteiros, além de toda atenção necessária para o desenvolvimento das verduras”, comentou. Foi através de outro projeto da escola que a direção viu a oportunidade de criar sua horta. O Projeto Lapidar trabalha com o intuito de desenvolver crianças da escola em situação de risco e com dificuldades de aprendizagem, criando oportunidades de melhor convivência e estimulando os estudos. “Resolvemos trabalhar de maneira diferente com eles e assim criamos nossa horta. Tivemos a ajuda da comunidade na criação dos canteiros e assim fomos iniciando nosso primeiro plantio”, explicou a diretora.

Deu certo
O projeto, que era feito de forma discreta, foi ganhando a adesão de toda a comunidade escolar através do Grêmio Estudantil, professores e funcionários e até mesmo o Programa Escola da Família. “Aos poucos, todos nós fomos vendo o quanto está sendo bom ter nossa própria horta. Tivemos uma adesão muito grande e todos têm cuidado com muito carinho de nosso espaço, o que têm nos deixado muito felizes”, ressaltou Jandineia. Hoje a Escola Augusto de Moraes cultiva em sua horta alface, rúcula, couve, cebolinha e salsinha, além de erva cidreira e manjericão. “Quando as verduras estão prontas para serem colhidas, as próprias merendeiras se encarregam de incrementar a merenda. A alimentação dos alunos é enviada através da prefeitura e sempre balanceada. Encontramos em nossa horta a oportunidade de incentivar o consumo de verduras por parte dos alunos e estamos conseguindo fazer com que eles gostem cada vez mais”, enfatizou. Quem está aproveitado a horta da escola é a aluna do 5º ano, Isabela Vieira Martines Alves, de apenas 11 anos. Ela que também faz parte do Grêmio Estudantil, revelou que já comia verduras em casa, mas que foi através do projeto implantado na escola que ela passou a gostar mais, ajudando também no cultivo. “Sempre comi verdura, mas na escola passei a gostar ainda mais, além disso, gosto muito de poder ajudar na horta. Sempre que posso ajudo a regar as verduras”, disse. Para ela, o projeto vai além de algo para a escola, mas para sua própria saúde. “Comer verdura faz bem para nossa saúde e para nosso corpo, por isso faço questão de comer, praticando uma alimentação saudável”, afirmou.
Não é só ela que pensa na alimentação saudável, mas também a aluna Kauani Vitória da Silva Correia, de 10 anos. Recentemente ela foi a ganhadora de um concurso de “receitas de família” promovido pela Diretoria de Ensino de Penápolis em referência Semana de Educação Alimentar promovida em todo o Estado. Ela teve sua receita escolhida entre as melhores, sendo uma “salada de flores”, feita com verduras da própria horta. “É por isso que estamos muito felizes, o envolvimento da escola é fundamental para tudo dar certo, mostrando o compromisso de todos nós com a educação, finalizou a diretora.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade