Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

14/09/2011

Hora de Agir: Manifestação acontece no centro da cidade

Rafael Machi
Detalhes Notícia
Dona de casa diz que cobranças de impostos é um horror

DA REPORTAGEM

Os penapolenses conferiram às 12h05 de ontem, 13, a virada do “impostômetro”, ACSP (Associação Comercial de São Paulo), que obteve a marca de R$ 1 trilhão de impostos pagos pelos brasileiros desde 1º de janeiro deste ano. O marco foi alcançado 35 dias mais cedo, do que em 2010, quando foi atingido em 18 de outubro, mostrando que além dos brasileiros estarem consumindo mais, houve um aumento em grande parte das tarifas pagas. Em Penápolis, o fato foi marcado por uma manifestação pacífica realizada pelo Sincomércio e a Associação Comercial e Empresarial de Penápolis, presididos respectivamente por Francisco Flávio Galinari e Laureano Luis Ferreira, com o apoio da Prefeitura Municipal, no Pátio do Santuário São Francisco de Assis, como parte do movimento denominado "HORA DE AGIR". Diversos produtos foram expostos no local, com os preços de custo e o valor do impostos pago no momento da compra. Segundo o presidente do Sincomércio, a manifestação foi bastante positiva. “O evento foi criado para que o cidadão manifeste sua indignação com o 1 trilhão de reais que o Impostômetro marcou hoje. A ação não tem cunho político, apenas queremos mostrar que pagamos muitos impostos para pouco retorno”, comentou Flávio. Durante toda a manhã, várias pessoas visitaram o stand montado especialmente para a exposição dos produtos. Foram expostos itens de supermercado, carro, moto, entre outros, todos com a tarifa de imposto. Flávio informou que uma pequena parte da arrecadação fica para os municípios, o restante é distribuído para o Estado e a União. “Penápolis, por exemplo, fica com apenas 4,5% do imposto arrecadado, enquanto o Estado recebe 26% e a União 69,5%, sendo que o retorno para a população é muito pequeno, fato que causa indignação no cidadão brasileiro”, ressaltou. Para o frentista Bryan Moreira Viudes, a exposição de produtos com seus devidos impostos foi uma atitude muito boa. “Isso faz com que as pessoas tenham consciência dos altos valores pagos, achei muito importante”, disse. Ele comentou que isso deveria ser feito por todos. “As pessoas devem participar de eventos como este, para mostrar aos governantes que nós temos nossos direitos e queremos que sejam cumpridos”, afirmou. Para a do lar Eliane Rodrigues dos Santos, a medida é extremamente válida. “É horrível vermos o quanto de impostos pagamos, é por isso que existem tantas piratarias, pois as pessoas não suportam mais pagar tão caro”, comentou. O evento foi comandado pelo dinâmico Armandinho Soares, que a todo o momento convidava as pessoas para verificarem os valores exorbitantes de impostos que os brasileiros pagam sobre qualquer produto consumido. 

Hora de Agir
O Movimento Hora de Agir nasceu da indignação de algumas pessoas com o excesso de impostos que se paga no país. Trata-se de uma iniciativa da Associação Comercial de São Paulo e da FACESP que surgiu um evento para marcar a virada do Impostômetro para 1 trilhão de reais. O objetivo do movimento é engajar pessoas de todas as camadas da sociedade e conscientizar cada uma delas sobre a gravidade deste problema, pressionando os políticos para que sejam atendidas as exigências de melhora nos impostos do País, além da aprovação do Projeto de Lei 1.472/07 que determina que as notas fiscais informem o consumidor sobre o percentual de imposto embutido em cada produto. O Impostômetro foi criado em 20 de abril de 2005 e o painel eletrônico que calcula a arrecadação em tempo real está instalado na sede da ACSP, na Rua Boa Vista, na região central da capital paulista. O total de impostos pagos pelos brasileiros também pode ser acompanhdo pela internet na página do "Impostômetro": www.impostometro.com.br. (Rafael Machi) 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade