Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

15/10/2017

Horário de verão já está em vigor a partir de hoje

DA REPORTAGEM

O horário brasileiro de verão entrou em vigor hoje, domingo (15), em dez estados mais o Distrito Federal. Portanto, os relógios devem estar adiantados em uma hora. O horário de verão vai até o dia 17 de fevereiro de 2018. O ajuste vale para as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal). O horário de verão foi instituído com o objetivo economizar energia no país em função do maior aproveitamento do período de luz solar. A medida foi utilizada pela primeira vez em 1931 e depois em outros anos, sem regularidade. Em 2008, ganhou caráter permanente e passou a vigorar do terceiro domingo de outubro até o terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte. O governo federal chegou a avaliar o fim do horário de verão neste ano, depois que um estudo do Ministério de Minas e Energia indicou que o programa vem perdendo efetividade. A análise mostrou que a intensidade de consumo de energia elétrica estava mais ligada à temperatura do que ao horário, com picos nas horas mais quentes do dia. Porém, o Brasil enfrenta um período de estiagem, com hidrelétricas com níveis de água reduzidos, o que vem obrigando o governo a ligar as termelétricas (de operação mais cara) e até importar energia de outros países. Nesse cenário, qualquer economia de eletricidade é bem-vinda. Por isso, o governo decidiu manter o horário de verão em 2017. Para 2018, o assunto ainda será analisado. 

Anuário aponta consumo de energia na região

O Anuário de Energéticos por Município do Estado de São Paulo no ano de 2016, divulgado nesta sexta-feira, 29 de setembro, pela Secretaria de Energia e Mineração, mostra que os municípios da região administrativa de Araçatuba foram responsáveis pelo consumo de 1,82% de todos os tipos de energia utilizados no Estado em 2016, o equivalente a 762 mil toe (tonelada de óleo equivalente). A cidade de Araçatuba continua liderando o ranking de consumo de energia na região, respondendo por 23,3% do total, seguida por Andradina com 13,1%, e Birigui com 8,3%. Os insumos mais utilizados foram os derivados de petróleo, energia elétrica e etanol. Já o município de Penápolis foi o 5º da região que mais consumiu energia em 2016 com um total de 42.876 toe, ficando ainda atrás de Castilho. “Apesar da crise econômica que o país passou no ano passado, o consumo de energia na região de Araçatuba permaneceu praticamente estável, com uma leve baixa de 0,2%. Isso mostra a força dos municípios da região que estão enfrentando esse momento difícil com criatividade e trabalho”, comenta o secretário de Energia e Mineração do Estado de São Paulo, João Carlos Meirelles. O consumo de energia elétrica na região também foi expressivo, com um total de 1,7 terawatts/hora (TWh), sendo 693 gigawatts/hora (GWh) para as residências, 387 (GWh) para as indústrias e 307 GWh para o setor comercial. No total a região consumiu 1,4% de toda a eletricidade utilizada no Estado. A região não apresentou consumo de gás natural. Os combustíveis automotivos mais consumidos na região em 2016 foram: 403 milhões de litros de óleo diesel (3,4% de todo Estado), 195 milhões de litros de etanol (2,3% do Estado) e 141 milhões de litros de gasolina (1,4% do Estado). Em 2016, o consumo de energia no Estado de São Paulo foi de 41,9 bilhões de toe (tonelada de óleo equivalente). Os dados excluem autoprodução de eletricidade, lenha e derivados, carvão mineral e derivados e os não energéticos de petróleo.

 
Regiões
A região metropolitana de São Paulo foi a que mais utilizou energia em 2016, consumindo 39,4% do total do Estado. Em seguida aparecem as regiões administrativas de Campinas (20,3%), Sorocaba (7,4%), São José dos Campos (6,2%), São José do Rio Preto (4,2%), Santos (3,5%), Ribeirão Preto (3,2%), Central (2,5%), Bauru e Marília (2,4%), Araçatuba e Presidente Prudente (1,8%), Franca (1,5%), Itapeva (1,3%), Barretos (1,2%) e Registro (0,9%).
 
Sobre o Anuário
O Anuário de Energéticos por Município no Estado de São Paulo 2016 apresenta dados sobre os principais energéticos consumidos pelos 645 municípios paulistas – energia elétrica, gás natural, etanol e derivados de petróleo, bem como as respectivas emissões de dióxido de carbono (CO2). O documento é uma ferramenta para gestores municipais, em parceria com o governo estadual, desenvolver atividades regionalizadas de planejamento energético e também para que a iniciativa privada utilize em estudos e projetos que tenham a energia como insumo fundamental para seu desenvolvimento. 

Confira o consumo de energia elétrica de Penápolis em 2016 no jornal impresso.

(Rafael Machi – Com informações Ministério Minas e Energia)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade