Classificados

VÍDEOS

Saudoso Tachinha e seu Ford 29 - entrevista de 2008 - por Ricardo Alves (Cacá)
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

07/10/2007

Horário de Verão inicia dia 14 de outubro

Aguardado por muitos brasileiros, a edição do Horário Verão deste ano tem data para começar: dia 14 de outubro (domingo) a partir da zero hora. Nesse horário, os relógios devem ser adiantados uma hora na passagem de sábado para domingo (de 13 para 14 de outubro).

A CPFL Paulista estima uma redução da ordem de 1,1% no consumo de energia elétrica nas 234 cidades onde distribui eletricidade e ainda diminuição de 2,3% na demanda por energia no horário mais crítico, o de ponta, no período de outubro de 2007 a fevereiro de 2008, em razão da adoção do Horário de Verão. Essa economia no consumo de energia elétrica atingirá 84.800 MWh, volume suficiente para atender uma cidade do porte de Campinas, com 1,1 milhão de habitantes, por um período aproximado de 12 dias.

Um dos motivos do sucesso dessa medida é a aceitação pela população, uma vez que a mudança contribui para o lazer, a economia e mais ainda, para diminuir os riscos de falta de energia elétrica em horários nos quais o consumo de eletricidade é maior, exigindo por parte das empresas do setor elétrico atenção redobrada com esse horário de pico. Isso é possível graças ao melhor aproveitamento da luz natural, em função da defasagem em relação ao horário normal, tornando os dias mais longos. O horário de pico na CPFL Paulista é das 17h00 às 20h00.

Outro benefício verificado com o Horário de Verão é a queda na demanda máxima do sistema elétrico pelo deslocamento da curva de carga para fora do período habitual. Isso alivia o carregamento dos sistemas de transmissão e distribuição de eletricidade, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, onde o consumo é mais acentuado. Essa será a 34ª edição do Horário de Verão no Brasil, que terá a duração de 126 dias, se estendendo até a meia noite do dia 16 de fevereiro de 2008 (sábado), na semana seguinte ao Carnaval.

O horário especial foi instituído pelo governo federal para vigorar nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Distrito Federal.

  

Histórico

O horário especial de verão proporciona o maior aproveitamento da luminosidade natural, resultando em economia de energia elétrica. No Hemisfério Sul isso ocorre durante os meses de outubro e março. No Hemisfério Norte a mudança de horário é aplicada entre abril e outubro. Quanto mais distantes estamos do Equador maior diferença existe em relação à duração dos dias de inverno e verão.

No Brasil, o horário de verão foi instituído pela primeira vez em 1931.  A medida foi reeditada por mais dois anos, ficando sem utilização até o ano de 1949. A partir daí, mais quatro edições foram lançadas. Na década de 60, a medida vigorou por cinco anos subseqüentes – de 1963 a 1968.

A sociedade brasileira passou a conviver rotineiramente com o horário de verão a partir de 1985.  Com a 34a edição deste ano, o Brasil registra a 23a aplicação consecutiva da medida. (PH)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade