
CADERNOS


VÍDEOS

CLIMA
fale com o DIÁRIO

+55 (18) 3652.4593


Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
CIDADE & REGIÃO
07/10/2007
Horário de Verão inicia dia 14 de outubro
Aguardado por muitos brasileiros, a edição do Horário Verão deste ano tem data para começar: dia 14 de outubro (domingo) a partir da zero hora. Nesse horário, os relógios devem ser adiantados uma hora na passagem de sábado para domingo (de 13 para 14 de outubro).
A CPFL Paulista estima uma redução da ordem de 1,1% no consumo de energia elétrica nas 234 cidades onde distribui eletricidade e ainda diminuição de 2,3% na demanda por energia no horário mais crítico, o de ponta, no período de outubro de
Um dos motivos do sucesso dessa medida é a aceitação pela população, uma vez que a mudança contribui para o lazer, a economia e mais ainda, para diminuir os riscos de falta de energia elétrica em horários nos quais o consumo de eletricidade é maior, exigindo por parte das empresas do setor elétrico atenção redobrada com esse horário de pico. Isso é possível graças ao melhor aproveitamento da luz natural, em função da defasagem em relação ao horário normal, tornando os dias mais longos. O horário de pico na CPFL Paulista é das 17h00 às 20h00.
Outro benefício verificado com o Horário de Verão é a queda na demanda máxima do sistema elétrico pelo deslocamento da curva de carga para fora do período habitual. Isso alivia o carregamento dos sistemas de transmissão e distribuição de eletricidade, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, onde o consumo é mais acentuado. Essa será a 34ª edição do Horário de Verão no Brasil, que terá a duração de 126 dias, se estendendo até a meia noite do dia 16 de fevereiro de 2008 (sábado), na semana seguinte ao Carnaval.
O horário especial foi instituído pelo governo federal para vigorar nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Distrito Federal.
Histórico
O horário especial de verão proporciona o maior aproveitamento da luminosidade natural, resultando em economia de energia elétrica. No Hemisfério Sul isso ocorre durante os meses de outubro e março. No Hemisfério Norte a mudança de horário é aplicada entre abril e outubro. Quanto mais distantes estamos do Equador maior diferença existe em relação à duração dos dias de inverno e verão.
No Brasil, o horário de verão foi instituído pela primeira vez em 1931. A medida foi reeditada por mais dois anos, ficando sem utilização até o ano de
A sociedade brasileira passou a conviver rotineiramente com o horário de verão a partir de 1985. Com a 34a edição deste ano, o Brasil registra a 23a aplicação consecutiva da medida. (PH)
CIDADE E REGIÃO
Paróquias de Penápolis celebram o novo Papa dos católicos
CIDADE E REGIÃO
Unidades: pedido defende reabertura de ecopontos aos domingos
Imagens da semana
© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.