Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

28/10/2009

Homenagens nos cemitérios da cidade marcam Finados

A visitação aos cemitérios municipais de Santa Cruz e Cemitério Jardim da Paz, em Penápolis, já tem se mostrado grande nos últimos dias, mas a expectativa para o Dia de Finados, lembrado na próxima segunda-feira, 02 de novembro, é de que mais de 15 mil pessoas passem pelos locais. O movimento maior é esperado no cemitério Santa Cruz, o mais antigo, para prestar homenagens aos familiares falecidos. O serviço de administração dos cemitérios informa que o horário de funcionamento será das 07h às 18h. Informa ainda que haverá duas missas na capela do cemitério Santa Cruz, sendo uma às 08h e outra às 16h. A 1ª Igreja Batista também realizará um culto no local às 10h. Quanto ao cemitério Jardim da Paz, há uma missa campal agendada para às 08h.
Tanto o cemitério Santa Cruz quanto o Jardim da Paz abrem espaço também para outras crenças religiosas que queiram realizar suas celebrações neste Dia de Finados; basta que os representantes procurem o setor administrativo e agendem com antecedência, evitando o choque de horários com outras iniciativas. A administração das duas necrópoles é centralizada no cemitério Santa Cruz, na Vila Aparecida, e atenderá o público com este objetivo até sábado, dia 31, no horário das 07h às 11h e das 13h às 17h. Na sexta-feira, 30 de outubro, não há expediente da administração em razão do ponto facultativo pelo Dia do Funcionalismo Público, entretanto o cemitério funciona normalmente.

Embelezamento
Desde meados de outubro verificou-se uma grande movimentação no cemitério Santa Cruz com obras de reformas dos túmulos e jazigos. Nos últimos dias, a prefeitura providenciou a limpeza geral do espaço para recebimento dos visitantes, com consertos de calçadas, pinturas de guias, limpeza de túmulos abandonados e podas de árvores.

Recomendações
Apesar das altas temperaturas, nos cemitérios há recomendações sobre o tipo de vestimentas para a entrada. Por uma questão de respeito à memória dos falecidos e do próprio recinto, os visitantes devem evitar camisetas cavadas; bermudas compridas e chinelos são permitidos. Também é proibido o acesso com bicicletas ou outro veículo, bem como animais. Com relação à prevenção da dengue, o Serviço de Vigilância Epidemiológica faz um apelo para que a população evite a procriação do mosquito da dengue. No Dia de Finados, é comum ver grande quantidade de água parada em vasos, flores e queimadores de velas. A orientação aos familiares é para que reduzam o número de vasos sobre os túmulos e para que retirem os vasos inutilizados. Os vasos que ficarem devem ser completados com areia grossa, que pode ser encontrada em tambores no próprio local. Os queimadores de velas também devem ser colocados com a boca para baixo ou então serem furados para não acumular água parada. Já para aquelas pessoas que costumam levar flores naturais, pede-se que retirem as embalagens plásticas que normalmente retém água da chuva. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade