Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

04/11/2010

HOMENAGENS: Cemitérios recebem milhares de pessoas no Finados

Ivan Ambrósio
Detalhes Notícia
Entre os túmulos mais visitados estavam o de uma criança do sexo feminino, onde pessoas deixam oferendas no túmulo acreditando em supostas graças

DA REPORTAGEM

Celebrações e homenagens marcaram o dia de Finados em Penápolis. Na terça-feira, 2, centenas de pessoas compareceram aos cemitérios da cidade, Necrópole Santa Cruz e Jardim da Paz. Os penapolenses aproveitaram o clima ameno logo pela manhã para homenagear parentes e amigos. Os dois cemitérios registraram movimento desde o último domingo, 31, quando muitos familiares de pessoas sepultadas na cidade aproveitaram o feriado prolongado para visitar as sepulturas. A maior movimentação aconteceu na Necrópole Santa Cruz, que tem mais de 35 mil sepulturas e atraiu a maioria dos  penapolenses que foram depositar flores, acender velas ou  fazer orações diante dos túmulos. No Jardim da Paz, onde há cerca de 300 sepulturas, a movimentação foi menor. Além de missas celebradas durante o dia, chamou a atenção dos visitantes a homenagem prestada pela Polícia Militar aos PMs mortos no exercício da função, sendo o Sgt PM Nazário que foi morto em 2001 na cidade de Alto Alegre e do soldado Thiago Garcia da Silva, 25 anos, penapolense que estava lotado na 3ª Companhia do 51º Batalhão em São Paulo  e que morreu este ano. Agentes da Vigilância Epidemiológica de Penápolis estiveram também nos dois cemitérios durante todo o dia, orientando a população para evitar o acúmulo de água em vasos de flores, pois na água parada  ocorre a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Entre os túmulos mais visitados está o de número 3.335, onde está enterrada uma criança do sexo feminino. Este natimorto foi sepultado no dia 25 de novembro de 1927 e constantemente muitas pessoas deixam oferendas no túmulo acreditando em supostas graças alcançadas. Outro túmulo que recebeu muitas visitas foi do médico e ex-prefeito de Penápolis, Ramalho Franco.

Comércio
E o Dia de Finados também foi uma oportunidade para o comércio de diversos produtos. Dezenas de vendedores ambulantes estavam instalados ao redor da Necrópole Santa Cruz. A comercialização não se restringiu a velas e flores, utilizadas para ornamentar túmulos e rezas pelos entes queridos. Na porta do cemitério era possível comprar lanches, salgados, água, frutas, sucos, caldo de cana e refrigerantes. Vendedores de melancia na região estavam no local comercializando a fruta tradicional nesta data. (Ivan Ambrósio)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade