Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

05/12/2020

Homenagem: Penapolense viajará de Teresina a Penápolis em uma motoneta 110cc

Imagem - A/I R.Torsiano
Detalhes Notícia
Richard e sua motoneta, uma Honda POP 110 cilindradas, preparada para a desafiadora viagem

DA REDAÇÃO

Hoje, sábado (05) às 5h da manhã, o penapolense Richard Martins Torsiano dará início a uma verdadeira aventura, ao percorrer mais de 2.600 quilômetros, por cerca de 11 dias, de Teresina/PI a Penápolis/SP, pilotando uma motoneta Honda POP 110 cilindradas. Somente dentro do Estado do PI ele rodará 1.200 quilômetros. O percurso será publicado no Instagram: @jumeca_pop110 . 
No dia 19 de outubro deste ano Richard, que é consultor das Nações Unidas em Governança e Administração de Terras para América Latina e Caribe, foi condecorado com a medalha da Ordem do Mérito Renascença do Piauí, durante solenidade que ocorreu na capital do estado, Teresina. Ele foi admitido nos quadros da Ordem em reconhecimento pelos trabalhos voltados ao progresso do meio rural brasileiro e, de forma especial, piauiense. Está entre os idealizadores da Lei nº 7.294/2019, que estabelece a Política de Regularização Fundiária do Piauí e foi coordenada pela Corregedoria-Geral da Justiça do Estado (CGJ/PI), com o apoio do governo piauiense. Também é cofundador do Fórum Fundiário dos Corregedores-Gerais de Justiça da região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

Homenagem ao povo do Piauí e Nordestino
Apesar de residir em Brasília/DF há 13 anos, Torsiano explica que passa cerca de dez dias por mês no Piauí e decidiu fazer essa viagem como forma de homenagear o piauiense. A aventura está sendo chamada de Expedição Jumeca, nome que é resultado da junção das iniciais do “Jumento Mecânico”, que é a Honda POP.
“Fazer esse itinerário do Piauí a Penápolis, que é minha cidade natal, é instigante e desafiador pela distância, pelos perigos, mas, principalmente, por tentar reproduzir o trajeto que muitos imigrantes piauienses pobres tiveram que encarar em cima de um jumento, em algum momento da vida, buscando uma alternativa de sobrevivência em São Paulo”, diz ele.
O consultor lembra ainda que muitos tiveram que fazer esse percurso em condições incompatíveis do que será a expedição, ou seja, encarando paus de arara (carrocerias de caminhões), jumentos, cavalos e até mesmo caminhando. De acordo com ele, por muitas décadas o jumento foi o principal meio de transporte dos piauienses, mas nos últimos anos o animal vem sendo substituído por essas motonetas, que passaram a ser consideradas jumentos mecânicos.
“Com essa viagem quero homenagear esse povo guerreiro que é o povo do Piauí. Por isso, carregarei comigo na expedição, dois símbolos, que são essa motinha e o jumento cravado nela, que representam muito essa gente bonita e acolhedora desse Estado que tenho como minha casa”, finaliza.

CONFIRA ITINERÁRIO DA VIAGEM - EXPEDIÇÃO JUMECA/2020:

> Teresina/PI - Canto do Buriti/PI - 417km
> Canto do Buriti/PI - Corrente/PI - 467km
> Corrente/PI - Luis Eduardo Magalhães/BA - 316km
> Luis Eduardo Magalhães/BA - Posse/GO - 246km
> Posse/GO - Brasília/DF - 319km
> Brasília/DF - Itumbiara/GO - 403km
> Itumbiara/GO - Mirassol/SP - 339km
> Mirassol/SP - Penápolis/SP - 103km

Trajeto somente de estrada - 2.610km. Passará por 5 Estados mais o Distrito Federal (Piauí, Bahia, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo).
- - -
(por Fernando Almeida - fernando@diariodepenapolis.com.br - com informações da A/I R.Torsiano)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade