Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

11/05/2008

Homenagem: Francisca Adosina recebe título de Mãe do Ano

Detalhes Notícia

Em solenidade anteontem promovida pela Câmara Municipal de Penápolis, Francisca Adosina  de Sousa recebeu o título de Mãe do Ano. A homenagem foi proposta pelo suplente de  vereador Agnaldo Tomé, o Oreia (PTN). A cerimônia da entrega do título de Mãe do Ano contou com a apresentação do coral de alunos da Escola Augusto Pereira de Moraes.
O evento está sendo reprisado neste domingo pela TV Câmara (canal 22/TV a Cabo).

Vida
Filha de Adalsina  de Sousa e de João Ferreira de Carvalho, Francisca Adosina de Sousa nasceu no dia 10 de dezembro de 1931, no município de Picos, no Piauí. Seu pai trabalhava na lavoura de sua propriedade e a mãe era dona-de-casa. Numa família de 11 irmãos, começou a ser alfabetizada  em casa, com aula particular.
Aos 22 anos de vida casou-se com Licino Joaquim de Souza e com 23 anos teve o primeiro filho. Por volta do ano de 1957 migraram do Piauí para o Estado de São Paulo, chegando ao município de Promissão, onde já moravam familiares de seu marido. Na década de 70 mudaram-se para Penápolis. Dona Francisca totaliza 16 filhos, dos quais 7 já faleceram e três apresentaram problemas visuais ainda pequenos, sendo Raymunda com 1 ano e 6 meses,  Socorro, aos 3 anos e Lorival, com 1 ano e 11 meses. Buscou solução com médicos especializados e diante de constatação de impossibilidade da recuperação da visão, procurou adotar uma postura de educar seus filhos da melhor forma para convivência com essa situação. Procurou desde cedo a cuidar de Raymunda, Socorro e Lorival para  eles   terem independência apesar dos obstáculos da deficiência visual.
Raymunda alcançou alfabetização com estudos em braile, casou-se e tem um filho de 12 anos. Lorival ajudou por vários anos no sustento da família catando papelão e jornal e atualmente participa duas vezes por semana do Programa Ninguém Merece da Rádio Ativa FM; Socorro ajuda sua mãe nas atividades de casa e procura emprego. Dona Francisca ainda tem a filha Maria que mora no Japão, Cícera (Mato Grosso), Francisco, Eva e Trindade (Sumaré) e Valdecir, em Penápolis. Além da educação aos filhos, a Mãe de 2008, na época em que Penápolis ainda não tinha creche, ajudou a cuidar de crianças de vizinhas da sua casa.  Possui 16 netos. Imprensa/Câmara

Foto: O coral de alunos da Escola Augusto Pereira de Moraes se apresentou na cerimônia

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade